Dizer e fazer

Paz e bênção. Dizer e fazer.

Dizer e fazer. Areia e rocha. Alto e baixo. A homilia do Papa Francisco na capela da Casa Santa Marta se inspira nesse jogo de palavras – Mt 7, 21.24-27.

As primeiras palavras, “dizer e fazer”, marcam dois caminhos opostos da vida cristã:
“O dizer é um modo de acreditar, mas muito superficial, na metade do caminho: eu digo que sou cristão, mas não faço as coisas do cristão. É um pouco – para dizê-lo simplesmente – maquiar-se como cristão: dizer somente é um truque, dizer sem fazer.”

O terceiro binômio, alto e baixo, contrapõe os passos dos orgulhosos, dos vaidosos aos passos dos humildes.
“O Senhor eleva os humildes, os que estão na concretude de todos os dias, e abate os soberbos, os que construíram a sua vida na vaidade, no orgulho…estes não duram” (Papa Fco).

Somos a palavra que ouvimos e fazemos. Isto nos faz. Vamos ouvir a Palavra dispostos a fazer a Palavra! Vamos celebrar a Eucaristia dispostos a ser vida vivida para Deus e para os irmãos/ãs.

Abraço.