Distanciar-se do egocentrismo

Paz e bênção!

O caminho de Jesus não é uma passarela de glória. É uma estrada esburacada que atrapalha e atrasa sua caminhada. O caminho do discípulo e da discípula não será diferente. É a trajetória da semente: jogada na terra, morre dramaticamente, mas ressuscita em nova planta, espigas cheias, punhados de grãos. A fé do lavrador é lição para a dificuldade de crer dos discípulos.

Para o discípulo, é decisivo se distanciar do egocentrismo voltado para si mesmo e da aceitação da própria vida em todos os seus aspectos, incluindo os sofrimentos. A alternativa ‘salvar a vida – perder a vida’ sintetiza com particular eficácia qual deve ser a base ética da existência. Não há vantagem material que valha a dedicação aos outros, enquanto esta última é o caminho para se viver de modo autêntico: Mt 16,24-28.

Bom dia!