Deus ama perdoando. Creio, Senhor!

‘No Evangelho de hoje (Lc 7, 36-50) duas atitudes nos são apresentadas, colocadas lado a lado, que manifestam quem fez ou não a experiência do acontecimento do perdão divino.

Quando Jesus conta a parábola sobre os dois devedores perdoados e depois estabelece a relação entre o fariseu Simão e a mulher, Ele está associando-os com os personagens da parábola. A mulher, aparentemente a grande devedora, reconheceu em Jesus a proveniência do perdão divino recebido e a gratuidade desse perdão que Jesus veio oferecer. Assim, porque Deus a amou primeiro e a amou perdoando os seus pecados, ela responde a esse amor amando.

Somente levado por um grande amor é que uma, agora ‘ex’, pecadora pública poderia ter a coragem de entrar na casa de um fariseu, arriscando sua própria vida, a fim de prestar a Cristo um obséquio que expressasse tal amor. Já o fariseu, aparentemente o devedor da pequena dívida, que não foi capaz sequer de oferecer a cordialidade básica da recepção judaica – água para os pés, ósculo, óleo -, demonstrou que ainda não teve a experiência do acontecimento da salvação, que é o amor de Deus perdoando os pecados em Cristo. Por isso respondeu com uma atitude mesquinha. Mas o que diferencia os dois é a fé. É somente a fé que dá a Deus a possibilidade de seu amor nos perdoar. É por isso que Jesus diz à mulher, no fim, “tua fé te salvou. Vai em Paz” (Lc 7,50)’ (Igreja em oração – CNBB).

Bom dia. Abraço.