Paz e bênção. Deixai vir a mim as crianças.
O tato é a primeira forma de conhecimento, de comunicação e de comunhão. Tocar é unir-se. Não se toca o que se teme ou se despreza, mas só o que se ama e se aprecia. Os pequenos são tocados por Jesus porque Ele os ama de uma maneira toda particular. O Messias pobre, humilhado e humilde veio em primeiro lugar para eles – Mc 10, 13-16.
Há um entendimento profundo entre Jesus e as crianças. Jesus as abraça, chama-as para que venham até ele, as abençoa, impõe as mãos sobre elas. Os discípulos não conseguem perceber esta cumplicidade entre Jesus e as crianças.
As crianças são modelo para nós. Somos essencialmente filhos. Recebemos como dom de amor tudo o que temos e somos, inclusive o próprio Deus. Senão, simplesmente não somos. Ninguém dá o que não tem, e ninguém tem o que não recebeu! Iludem-se os que (como os mestres da Lei e os fariseus) pensam ter por terem conquistado e merecido.
São Felipe Néri, rogai por nós! Aos que reclamavam do barulho que a criançada fazia em seu Oratório, respondia: ‘Desde que não façam nenhum mal, poderiam até rachar lenha na minha cabeça’. Alegremo-nos com as crianças que vem rezar em nossas Celebrações.
Bom dia. Abraço.