Como se tornar um pai melhor

Nos tempos modernos, onde os dias ficam cada vez mais corridos, essa é a pergunta que pode se passar na cabeça da maioria dos pais. Muitas outras perguntas se passam ainda, como: Será que estou dedicando tempo suficiente para meus filhos? Como equilibrar minha rotina, com a atenção necessária para minha família?
É preciso admitir que ser um bom pai não é fácil. Mas os conselhos da Bíblia podem ajudar. A sabedoria desses conselhos já ajudou muitos pais e suas famílias. Neste artigo veremos alguns exemplos dentro de 03 conselhos para se tornar um pai melhor.

1. Reserve tempo para sua família

Como você mostra para seus filhos que eles são importantes? É claro que você faz muitas coisas por eles, incluindo sacrifícios para alimentá-los e lhes dar um lar adequado. Você não faria essas coisas se eles não fossem importantes. Mesmo assim, se não passar tempo suficiente com seus filhos, eles poderão achar que são menos importantes para você do que seu trabalho, amigos, diversão e outras coisas.

Desde o antigo testamento os pais eram incentivados a ter o costume de passar tempo com os filhos. “Estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” (Dt 6, 6-7)

2. Melhore sua comunicação

Se seus filhos continuam fazendo algo que você pediu para eles pararem de fazer, muito provavelmente sua comunicação está ruim, de modo que eles não estão entendendo o motivo de sua preocupação. Muitas vezes a forma como nos comunicamos precisa melhorar.

Para ter uma boa comunicação com seus filhos, você precisa ser um bom ouvinte. Precisa desenvolver a habilidade de ouvir sem perder a calma.

Se seus filhos acham que você vai logo ficar bravo e criticá-los, dificilmente eles se abrirão com você. Mas eles percebem interesse sincero quando você os ouve com paciência. Isso os deixará mais à vontade para expressar seus valiosos pensamentos e sentimentos.

A experiência mostra que a sabedoria prática da Bíblia é útil nos mais variados campos da vida. Por exemplo, a Bíblia diz: “Todo homem tem de ser rápido no ouvir, vagaroso no falar, vagaroso no furor.” (Tg 1, 19). Pais que seguem esse princípio bíblico têm uma comunicação melhor com os filhos.

3. Ensine seus filhos a amar a Deus

Pais que realmente amam a Deus podem deixar para os filhos uma herança bem valiosa: a amizade com seu Pai celestial.

Quando amamos a Deus, ao próximo e a nós mesmos, estamos no caminho para nos tornar pessoas completas. Ensinando nossos filhos que Deus não é indiferente a nossa dor, que ele nos entende, se importa conosco, com certeza eles se tornaram pessoas melhores.

É claro que há mais envolvido do que apenas esses três conselhos e que mesmo dando o seu melhor você ainda não será um pai perfeito. Mas se você se esforçar para colocar em prática esses princípios com amor e equilíbrio, sem dúvida será um bom pai.

Tiago A. Rafael

Catequista da Paróquia Senhor Bom Jesus, Cruzeiro – SP