Novas Etapas da Restauração!

CATEDRAL NOSSA SENHORA DA PIEDADE – LORENA / SP

CONHEÇA AS NOVAS ETAPAS DA RESTAURAÇÃO!

 

  • Restauradora conclui etapa de prospecção pictórica e inicia novas etapas de trabalhos na Catedral:

A restauradora Claudia Rangel concluiu a etapa da prospecção pictórica na Catedral, após 6 meses de delicado trabalho. Ao longo dos últimos 6 meses, Claudia e sua equipe estudaram toda situação pictórica da Catedral, pelo lado de dentro e de fora de toda edificação da belíssima obra do afamado arquiteto Ramos de Azevedo. O padre Rodrigo, Cura da Catedral, recebeu das mãos da Claudia um relatório de 104 páginas deste trabalho, já disponibilizou para leitura da coordenação da Comissão de Construção e Conservação (CCC). Este trabalho importante deverá orientar etapas futuras mais ligadas à parte artística da Catedral, para que nada seja feito sem embasamento científico-histórico. Porém, urgem como prioridades, a solução de dois problemas, antes da chegada da época das chuvas: reparos na estrutura muraria e no coruchéu (torre da catedral).

  • A estrutura muraria:

Devemos realizar reparos nas argamassas das paredes externas e recomposição dos beirais (telhas) das platibandas da Catedral. Esta intervenção faz-se necessária, pois há vários pontos com desprendimentos das argamassas, além de rachaduras e fissuras que ocasionam infiltrações e instabilidade na parte muraria da edificação. A recomposição das telhas dos beirais também contribui para a correta vedação das paredes, assim como reconstitui a leitura estética das fachadas.

  • O Coruchéu (Coruchéu é o remate piramidal ou cônico de uma torre ou de um campanário):

O coruchéu da Catedral de Nossa Senhora da Piedade possui problemas de conservação tanto em sua estrutura interna, como também no revestimento externo ocasionando infiltrações e goteiras no interior da igreja. Na parte interna, devido a umidade, verificou-se infestação de insetos xilófagos e fungos em algumas réguas e caibros estruturais, causando também perdas de partes da madeira nos lances inferiores. Há também gretas e fissuras, principalmente nas quinas da pirâmide. Na parte externa, há perdas de algumas telhas, gretas nos rufos, oxidações e perfurações das placas metálicas na base do coruchéu. Notou-se também que a porta de acesso a área exterior está menor que o vão, impossibilitando a correta vedação. Ainda há sujidades, algumas perfurações e entupimentos na calha existente na base da pirâmide.

Agradecemos a todos que nos apoiam na árdua missão de cuidados, manutenções e restauros em nossa Catedral!

 

 

CCC – Comissão de Construção e Conservação da Catedral

Pe. Rodrigo Fernando Alves
Cura da Catedral