Carta aos párocos – CE 2014

Brasília, 10 de outubro de 2014.

Prezado Irmão Sacerdote,

Ref.: CAMPANHA PARA A EVANGELIZAÇÃO 2014.

CE

Aproxima-se a Campanha para a Evangelização de 2014, assim sendo, sinto necessidade de lhe escrever por dois motivos:

Em primeiro lugar, dada a importância dessa Campanha para a Igreja no Brasil. De ano para ano, mais nos convencemos de que precisamos “caminhar com nossas próprias pernas”. As ajudas do exterior, que tanto beneficiaram nossas Dioceses, diminuem cada vez mais. Devemos ser muito gratos às Dioceses da Europa e da América do Norte que, durante décadas, nos ajudaram a evangelizar, a formar futuros ministros e a sustentar nossas iniciativas no campo social. Mas, ultimamente, essas contribuições têm diminuído, e um dos motivos é que há Dioceses de outros continentes mais necessitadas do que as nossas. Diz o povo que “quando Deus fecha uma porta, abre uma janela”. Essa situação nos tem obrigado a ser criativos e a motivar mais nossos fiéis para que, também nesse campo, se tornem protagonistas.

Em segundo lugar, estou certo de que seu papel à frente de uma paróquia, de uma comunidade ou área pastoral é decisiva nessa Campanha. Nota-se que quando e onde o sacerdote assume a causa e motiva o povo a participar ativamente da Campanha para a Evangelização, os resultados são surpreendentes.

Assim, venho motivá-lo a “arregaçar as mangas” e participar decisivamente da CE 2014 e, portanto, da Coleta Nacional da Campanha para a Evangelização.

Como a Coleta da CE ocorre no 3º domingo do Advento, neste ano tal Coleta será no dia 14 de dezembro (claro: terá início já na Missa vespertina do sábado anterior).

Aumentando as contribuições da Coleta da CE, ganhará a sua Diocese (45% da coleta), que poderá aplicar maiores recursos nos trabalhos de evangelização; ganhará o seu Regional (20%), que terá melhores condições de servir às respectivas Dioceses; ganhará a Igreja no Brasil (35%), que terá recursos para suas necessidades e para ajudar Dioceses carentes.

O tema da Campanha de 2014 é: Cristo é a nossa paz (cf. Ef 2,14). Há muita gente que precisa da paz que nasce no coração de Cristo. Há urgências e necessidades mil nos imensos campos de evangelização. Assuma, pois, esta causa!

Que Deus o abençoe,

Dom Murilo S.R. Krieger, SCJ