Carta ao Povo de Deus I 2021

Carta ao Povo de Deus

“O bom Pastor dá a vida pelas ovelhas” I Jo 10,10.

“É tempo de renovar nossa fé na ressurreição e estender nossa solidariedade além fronteiras!” é a mensagem de esperança de Dom Joaquim Wladimir, bispo diocesano de Lorena (SP), a respeito da triste marca atingida de 300.00 mil mortes no Brasil pela Covid-19.

Leia a mensagem da carta destinada ao Povo de Deus:

Querido Povo de Deus,

Saúde e Paz no Senhor!

No momento em que atingimos a triste realidade de 300 mil mortes devido à pandemia da Covid-19, a Diocese de Lorena se coloca em postura de oração pelos nossos irmãos e irmãs falecidos e, ao mesmo tempo, solidariza-se com as famílias enlutadas.

Aos que enfrentaram a triste experiência de um velório e um sepultamento no seio de sua família, sem a devida proximidade ao seu ente querido, mais uma vez, nossas orações e comunhão fraterna. Em meio à dor e ao sofrimento, não se esqueçam de acreditar em Deus como amigo da vida (Sb 11,26). Rogamos a Ele no intuito de encontrarmos meios mais eficazes para enfrentar o momento presente.

Que políticas mais comprometidas com o bem-estar de todos sejam planejadas e oferecidas. A política tem que ser pautada pelo bem comum (EG 205), isto é, pelo bem de todos. Da mesma forma, que a tão desejada vacina possa ser socializada de forma igualitária e o mais rápido possível em nosso Estado e em todo o país.

Peçamos a Deus para que cada um compreenda e assuma seu papel histórico neste momento. Em sentido mais religioso, é tempo de “uma espiritualidade da solidariedade global que brota do mistério da Trindade” (LS, 240).

No âmbito de nossas comunidades, que não sejamos indiferentes aos que sofrem devido ao coronavírus. São nossos irmãos que precisam do nosso apoio, carinho e, às vezes, da nossa ajuda material.

Enraizados e alimentados na esperança que brota do Evangelho, que possamos vislumbrar, num tempo oportuno, o retorno às celebrações presenciais, às práticas sacramentais e às atividades pastorais em todos os níveis.

Nossa maneira de ser Igreja doméstica é bela e contagiante.

Perseverem em comunhão! Somos povo santo, que ama o Senhor da vida e roga pela vida plena e abundante para todos!

Abençoe-vos o Deus Todo Poderoso!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias.

Bispo da Diocese de Lorena (SP).

Baixe a mensagem de Dom Joaquim Wladimir clicando aqui!