Bispos do Regional Sul 1 realizam Visita ‘Ad limina Apostolorum’

Visita prevê encontro com o Papa Francisco e visita aos Dicastérios da Cúria Romana.

O Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende as arquidioceses e dioceses do Estado de São Paulo, realiza, de 19 de setembro a 2 de outubro, a Visita ‘Ad limina Apostolorum’, uma peregrinação aos túmulos dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, em Roma.

A visita, a ser realizada pelo episcopado paulista em dois grupos, será um momento de comunhão eclesial com o Papa Francisco, sucessor de São Pedro Apóstolo. O encontro com o Sumo Pontífice está previsto na agenda, assim como visitas aos Dicastérios da Cúria Romana e celebrações nas basílicas papais.

Segundo o Padre Tiago Barbosa, Assessor Eclesiástico da Pastoral da Comunicação (Pascom) do Regional Sul1, a viagem será uma oportunidade dos bispos de promoveram e favorecerem a comunicação entre as dioceses do Estado e a Santa Sé por meio de “um intercâmbio de informações e uma divisão de solicitude pastoral sobre problemas, experiências, sofrimentos, orientações e projetos de trabalho e de vida” (Introdução do Diretório da Visita Ad Limina, 1988).

A cada cinco anos acontece essa peregrinação dos bispos a Roma. Essa estava prevista para acontecer em 2020, mas devido a pandemia de Covid-19, foi adiada.

Entenda a estrutura dos regionais

A Brasil está dividido, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em 19 regionais. Cada regional é divido em Sub-regiões Pastorais, que são formadas por um grupo de dioceses.

O Regional Sul 1 da CNBB, que compreende o Estado de São Paulo, é formado por sete Sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I, Ribeirão Preto II, São Paulo e Sorocaba, onde estão inseridas as seis arquidioceses e as 36 dioceses do Estado.

Fonte: Equipe ampliada de comunicação para a Visita Ad Limina do Regional Sul 1