Bispo de Lorena abre a porta santa na presença do clero e milhares de fiéis

No último domingo, 13 de dezembro, aconteceu na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, em Lorena (SP), a abertura da Porta Santa em razão da proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O bispo Diocesano Dom João Inácio Muller e o bispo emérito Dom Benedito Beni dos Santos em procissão com o clero da diocese e a população lorenense saíram da Igreja de Nossa Senhora do Rosário até a Catedral de Nossa Senhora da Piedade.

Na entrada da Catedral um conjunto de músicos formado por seminaristas os aguardavam cantando. Na entrada da Catedral dom João ao lado de dom Beni deu início à solenidade de abertura lendo o Evangeliário. Em um momento especial o bispo dom João Inácio repetiu o gesto do papa Francisco dizendo: “Esta é a porta do Senhor. Abri-me as portas da justiça. Por tua grande misericórdia entrarei em tua casa, Senhor”. Em seguida o bispo dom João abriu a Porta e passou por ela fazendo seu momento de oração e depois foi seguido pelo bispo emérito dom Beni. Sentaram um de cada lado da Porta para receber o clero e os milhares de fiéis que do lado de fora da Catedral aguardavam para poder entrar na Igreja.

IMG_3374

Para os fiéis católicos viver este momento e o Jubileu Extraordinário da Misericórdia significa tornar-se participante do mistério de Amor e colocar de lado qualquer medo e temor para viver a alegria do encontro com a Graça que tudo transforma. Esta declaração feita pelo Papa Francisco em sua homilia, na abertura da Porta Santa, na Basílica de São Pedro. Dando sequência a esta declaração, na celebração da Santa Missa dom Benedito Beni dos Santos fez a homilia falando sobre a Misericórdia de Deus e a importância de viver a Misericórdia e o Jubileu Extraordinário da Misericórdia intensamente. O encerramento deste ano acontecerá dia 13 de novembro de 2016.