Paz e bênção. Batismo no Espírito Santo. Você foi batizado?
A Liturgia de hoje (Mt 5,43-48) nos ensina que o fundamental é a escolha do Senhor como nosso Deus. Quem escolhe o Senhor como valor máximo de sua vida pratica seus preceitos, sobretudo o amor aos outros, inclusive aos inimigos. A perfeição de Deus é a perfeição do amor. Os filhos e filhas de Deus são chamados a esta perfeição.
Cuidemos: muitas vezes, o egoísmo (a necessidade do outro) é chamado de amor. Reduz-se o outro a alimento do nosso apetite. E se chama isso de amor. Amor gratuito é coisa cara. Acolher o outro como o outro é exige renúncia, desprendimento, disciplina, exercício e, claro, graça. Humanamente falando, só quem foi amado gratuitamente torna-se capaz de amar a si próprio e aos outros como a si mesmo.
Jesus convida: ‘aprendam de mim que sou manso e humilde de coração’. 0 amor é a essência do cristianismo. Mesmo assim, nenhuma lei vai fazer alguém amar um inimigo. Só ama o inimigo quem conheceu Deus no Espírito. O amor ao inimigo é pura graça de Deus, que é amor. É um verdadeiro batismo no Espírito. Muitos dizem que foram batizados no Espírito, contudo carregam ódio e falam mal de filhos do Pai celeste. Mentira!
Deus amor não tem inimigos, só tem filhos e filhas, que para mim são irmãos e irmãs que devem ser amados, respeitados, promovidos. Quem não ama o inimigo ainda não tem o Espírito do Senhor. É no perdão ao inimigo que se revelam a infinidade e a gratuidade do amor de Deus.
Bom dia. Abraço.
Dom João Inácio Müller,ofm
Bispo diocesano de Lorena SP