Assembleia Diocesana

PastoralAconteceu hoje, dia 06 de dezembro, sábado, na Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, na Vila Passos em Lorena, a Assembleia Diocesana que contou com a presença do senhor Bispo Diocesano, do Vigário geral, dos presbíteros e diáconos, dos seminaristas, dos representantes de cada comunidade religiosa, coordenadores das pastorais, representantes de cada movimento e nova comunidade, um representante de cada setor e um leigo de cada paróquia.

De acordo com o plano de pastoral da Diocese de Lorena, aprovado no ano de 2009, a Assembleia Diocesana, trata-se da instância mais ampla de responsabilidade e participação na vida pastoral da Diocese.

Tem por objetivo expressar e fortalecer a identidade teológica, espiritual e pastoral da vida diocesana. Tem ainda, como tarefa, refletir sobre a caminhada da pastoral diocesana e expressar o consenso indicativo para a aprovação do Plano de Pastoral, do Diretório dos Sacramentos e Diretrizes Gerais para a pastoral.

Nesse ano, a assembleia, aconteceu das 7h30m e encerrou às 15h30m, e teve como tema: “Comunidade de Comunidades – Uma nova paróquia, os organismos de comunhão e participação”. Aprofundando a importância dos conselhos (especialmente o CPP e o CPD) para a boa atividade pastoral da igreja particular.

Os momentos da assembleia foram distribuídos em reflexões, trabalhos em grupos e plenários. Ao todo foram duas reflexões feitas pelo Pe. Paulo Renato, da Diocese de São José dos Campos. Na primeira reflexão, Pe. Paulo, falou sobre  a “Nova Paroquia”, e na segunda refletiu sobre a “Importância do CPP.

A Equipe da PASCOM pediu no final ao Pe. Rodrigo Fernando, Coordenador de Pastoral, que ele fizesse um balanço do encontro, abaixo segue suas palavras:

“Foi um dia bem produtivo. A continuidade da caminhada pastoral, seu bom êxito dependem do nosso empenho e participação. Senti isso hoje, leigos e clero bem integrados.

Esperamos sair deste dia motivados a implementar os CPPs onde não há, onde não vem reunindo-se firmar-se, e, onde tudo está “Ok”, seguir com entusiasmo”.

Parabéns a todos os envolvidos na organização, e que o Espírito Santo ilumine os trabalhos à serem realizados nesse novo ano que se inicia.