A voz do Senhor acaricia: cura!

Paz e bênção. A voz do Senhor acaricia: cura!

Um cego, ao lado do caminho, imóvel. De repente, há movimento: Jesus passa e o motor da vida se acende: sopra o vento do futuro _ Mc 10, 46-52.

Bartimeu começa a gritar: “Jesus, tem piedade de mim!” pede piedade para os seus olhos apagados. Invoca o Doador da vida em abundância: “mostra-te Pai! Dá-me à luz!”

A multidão se ergue, como um muro: fica quieto! Parece até que a dor pudesse perturbar Deus! Será que a fé e sua celebração estão ritualizadas? Será que um grito está fora do programa, fora do cerimonial? Será que a vida que dói não pode chegar a Deus? Não! O Rabi escuta e responde. E o cego – valente – ‘jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus’.

A fé tem força propulsora. Crer abre à beleza do viver. Bartimeu é curado como pessoa, antes da sua cegueira física. Ele é curado, enquanto a voz do Senhor o acaricia: alguém me viu, alguém se importa comigo, alguém me toca, mesmo somente com a voz amiga e acolhedora. E o cego sai do seu naufrágio humano, e se descobre alguém como os outros.

É chamado com amor e sua vida se acende. Voa ao encontra da voz, orientado por uma palavra boa. Sentir que alguém me ama faz ser forte, faz viver e ter motivos para caminhar.

Orientemo-nos pelo soar da Palavra de Deus. Ela não engana: abre-nos à vida e nos faz caminhar no Caminho, seguindo o Mestre.

Abençoado Domingo. Abraço.