A Catedral de Nossa Senhora da Piedade e os trabalhos de conservação/restauro

A Catedral da Diocese de Lorena, dedicada a Nossa Senhora da Piedade, jóia preciosa da arquitetura, projetada pelo escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo (mesmo arquiteto que projetou o teatro e mercado municipal, em São Paulo), vem passando por obras de conservação/manutenção.
          Padre Rodrigo Fernando Alves, Cura da Catedral, constituiu, em fevereiro de 2017, uma comissão chamada CCC – Comissão de Construção e Conservação, composta por duas arquitetas, advogado, empresários e a tesoureira paroquial; todos leigos que voluntariamente oferecem seus conhecimentos, em vista da conservação do patrimônio da paróquia da Catedral. Como os bens móveis e artísticos da catedral possuem importante valor histórico, uma restauradora, Claudia Rangel (que dentre seus trabalhos realizados, consta a coordenação dos trabalhos de restauro da Matriz Basílica de Aparecida– conhecida por Basílica Velha), assessora a CCC.
          Devido à escassez de recursos diante das demandas levantadas pela CCC, foi elaborado um planejamento, por etapas, começando pelo mais urgente, e assim a Catedral vem recebendo cuidados importantes. Já foram realizados:
          – trabalhos de grande urgência no forro (que apresentava risco de desabamento em alguns trechos);
          – reparos no telhado e calhas;
          – restauro de partes altamente comprometidas por ataques de cupins no púlpito;
          – restauro do vitral de São José (o que estava com danos mais graves);
          – restauro do crucifixo da entrada Catedral;
          – restauro da imagem primitiva de Nossa Senhora da Piedade (após restauro, exposta num nicho, na entrada da Catedral).

Atualmente o trabalho em andamento, dentro do cronograma/planejamento, é a prospecção pictórica. No vídeo acima, a restauradora Claudia Rangel esclarece o que é prospecção pictórica, e fala de sua importância para a continuidade das próximas etapas.