A amizade social

A Campanha da Fraternidade deste ano, CF 2024, tem como tema a amizade social, inspirada na encíclica “Fratelli tutti” do Papa Francisco. Esta iniciativa, que completou 60 anos em 2024, não só visa à evangelização, mas também à vivência quaresmal, unindo os princípios de conversão, oração, jejum e esmola em torno de uma questão social relevante para o país.

O objetivo principal da CF 2024 é despertar para o valor e a beleza da fraternidade humana, promovendo e fortalecendo os laços da amizade social para alcançar a paz entre todas as pessoas e povos em Jesus Cristo. A amizade social é entendida como o amor presente nas relações sociais, que valoriza o direito à vida e ao desenvolvimento integral de cada indivíduo, em oposição ao individualismo utilitarista. É fundamental reconhecer o próximo como irmão, criado à imagem de Deus, e evitar transformá-lo em inimigo a ser eliminado. A CF 2024 destaca a importância de ações pessoais, comunitárias e sociais para promover a amizade social e superar o individualismo e a aversão ao outro.

A Igreja é convocada a irradiar o valor da amizade social, mesmo diante das pressões em direção à inimizade, separação e conflito. Na Diocese de Lorena, a Campanha está sendo realizada com grande participação, e todos são convidados a contribuir com o gesto concreto da Campanha da Fraternidade: a doação à Coleta Nacional da Solidariedade, que ocorrerá no dia 24 de março de 2024, Domingo de Ramos e da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo da Diocese de Lorena/SP