Neste próximo domingo, a diocese de Lorena receberá a graça de mais um sacerdote ser ordenado padre. O diácono Gustavo Uchoas será ordenado padre pelas mãos do bispo Dom João Inácio Mülher, na igreja Imaculada Conceição, em Cruzeiro (SP).
No último domingo, dia 07 de maio, na Catedral de Nossa Senhora da Piedade, o diácono Thales Nogueira foi ordenado padre por Dom João que ressaltou a importância de mais um padre para a diocese e a importância padre Thales Nogueira, que teve sua infância e juventude vividos dentro da fé católica e dentro da Catedral de Nossa Senhora da Piedade.
Atualmente padre Thales exercia seu diaconato nas igrejas do Vale histórico (SP) que pertencem a diocese de Lorena. E o diácono Gustavo Uchoas, nas igrejas de Cruzeiro (SP).
Cumprindo o Pontificial Romano, o presbiteral é o segundo grau do ministério da Ordem e denominado também por sacerdotal. A ordenação presbiteral é constituída por seis partes: eleição do candidato; homilia; propósito do eleito; ladainha; imposição das mãos e prece de ordenação; unção das mãos e entrega da patena e do cálice.
Na sequência o diácono chama o ordenando: “Queira aproximar-se o que vai ser ordenado presbítero”. E em pé, o candidato coloca-se diante do bispo como sinal de prontidão, dizendo: “Presente”. Em seguida, um presbítero pede ao bispo para que ordene este irmão para a função de presbítero.
O bispo, então, interroga o candidato e diz que após ter averiguado junto ao povo de Deus e ouvido os responsáveis, com convicção declara ser testemunha de que este candidato foi considerado digno. Na sequência o ordenante diz: “Com o auxílio de Deus e de Jesus Cristo, nosso Salvador, escolhemos este nosso irmão para a Ordem do Presbiterado”. E todos dizem: “Graças a Deus”. Na sequência a ladainha é rezada acontece a imposição das mãos e a prece da ordenação e por último a unção das mãos e a entrega do pão e de vinho
( fonte http://www.franciscanos.org.br/?p=18368)