Paz e bênção. São Marcos, rogai por nós!
Ide pelo mundo inteiro. É o universalismo do anúncio. O anúncio não tem mais lugar, raça e nem fronteiras – Mc 16, 15-20.
O novo requisito para a salvação é o ato de fé ‘crer’. Crer, aceitar a mensagem do Evangelho e ser batizado é a nova condição. Receber o batismo não é um ato mágico ou um rito, mas é a marca, o sinal de quem reconhece Jesus Cristo como o único Salvador. O ‘não crer’ é negar a oferta da salvação.
O campo da missão é também o lugar dos demônios, das serpentes, do veneno, das doenças. O Espírito Santo guiará os discípulos e virá em seu socorro e farão os sinais que o próprio Jesus também realizou.
Os discípulos saem e anunciam: concluída a atividade de terrena de Jesus, inicia-se a missão da Igreja. É a comunidade dos discípulos que está em saída missionária, anunciando o Evangelho. E é o próprio Senhor que os ajudará e confirmará com sua Palavra e com os sinais que serão realizados.
Jesus envia os discípulos como Ele foi enviado. A fonte da missão é o Pai, em sua misericórdia por todos os seus filhos. O Filho é o primeiro enviado porque o ama e conhece. O Evangelho, hoje, termina com a consoladora observação de que Jesus opera com os discípulos feitos missionários e confirma sua obra evangelizadora com sinais milagrosos. Hoje é a nossa vez de sair em missão, como bem nos exorta o Papa Francisco: ‘saiamos, saiamos para oferecer a todos a vida de Jesus Cristo!’
No mundo todo, são mais de cinco bilhões de pessoas que ainda não conhecem Jesus. Temos muito a fazer.
Bom dia. Abraço.