A igreja nestes últimos séculos tem-se preocupado com a evangelização dos jovens e por isso jovens tem evangelizado jovens. E nesta evangelização muitas vocações tem surgido seja para o sacerdócio, convento ou casamento. O papa Francisco disse que: ” a juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo. É a janela e, por isso, nos impõe grandes desafios. A nossa geração se demonstrará à altura da promessa contida em cada jovem quando souber abrir-lhe espaço. Isso significa: tutelar as condições materiais e imateriais para o seu pleno desenvolvimento; oferecer a ele fundamentos sólidos, sobre os quais construir a vida; garantir-lhe segurança e educação para que se torne aquilo que ele pode ser; transmitir-lhe valores duradouros pelos quais a vida mereça ser vivida, assegurar-lhe um horizonte transcendente que responda à sede de felicidade autêntica, suscitando nele a criatividade do bem; entregar-lhe a herança de um mundo que corresponda à medida da vida humana; despertar nele as melhores potencialidades para que seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos. Com essas atitudes precedemos hoje o futuro que entra pela janela dos jovens”.
No Brasil há anos existe a pastoral da juventude e a pastoral universitária que trabalham com os jovens nos ambientes em que eles se encontram e nos tempos atuais muitos jovens foram inseridos dentro dessas pastorais e continuam esses trabalhos que hoje abrangem e englobam muitas situações de vida e de realidade. Na diocese de Lorena isto não é diferente e para mostrar que a “juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo” e também na diocese de Lorena, os jovens foram reunidos pela coordenação das pastorais universitária e da juventude e encontraram-se na basílica menor e também santuário de São Benedito para saírem pelas ruas da cidade de Lorena em procissão rumo à Catedral de Nossa Senhora da Piedade. Os jovens caminharam pelas ruas com velas acesas e rezando o terço com um pequeno andor de Nossa Senhora Aparecida.
Participaram desta caminhada as faculdades: UNIFATEA, UNISAL, e a universidade: USP. Dom João Inácio Mülher, nosso bispo diocesano os aguardou na porta da Catedral e em seguida celebrou a Santa Missa com a presença de jovens e professores universitários.
Informações sobre a fala do papa Francisco neste link: http://br.radiovaticana.va/news/2017/04/17/papa_juventude_%C3%A9_janela_por_onde_o_futuro_entra_no_mundo/1297757.