2024: ANO DA ORAÇÃO RUMO AO JUBILEU

O Jubileu é um momento significativo na vida da Santa Igreja, convocado para uma pausa restauradora. Ordinariamente, ocorre a cada 25 anos, mas os papas podem convocar Jubileus Extraordinário conforme a necessidade da Igreja e a orientação do Espírito Santo.

O Jubileu de 2025 se aproxima, com o tema escolhido pelo Papa Francisco: PEREGRINOS DA ESPERANÇA. Tocado pela Misericórdia do Pai, somos chamados a viver cheios de Esperança neste mundo.

Em 2024, o Papa Francisco designou como o ¨ANO DA ORAÇÃO¨ para toda a Igreja, preparando-se para o Jubileu Extraordinário da Misericórdia em 2025.

Todos, desde bispos até leigos comprometidos, são convidados a promover a oração individual e comunitária nas dioceses e paróquias. O objetivo é preparar os corações para celebrar intensamente os primeiros 25 anos do século XXI. O Papa destaca que este ano de oração visa abrir os corações para receber a abundância da graça, fazendo do ¨PAI-NOSSO¨ o programa de vida de todos os discípulos. O Jubileu, instituído em 1300, impacta positivamente o âmbito espiritual, social e eclesial.

A oração do Jubileu para o ano de 2024, proposta pelo Papa Francisco, destaca a fé em Jesus Cristo, a chama da caridade pelo Espírito Santo e a esperança na vinda do Reino de Deus. A oração expressa o desejo de serem cultivadores diligentes das sementes do Evangelho, aguardando os novos céus e a nova terra. Como peregrinos da esperança, os cristãos são chamados a buscar os bens celestes e espalhar a alegria e a paz do Redentor pelo mundo.

Junto ao Papa Francisco, durante 2024, rezaremos a oração do Jubileu 2025, alimentando a esperança e a transformação espiritual:

¨Pai que estás nos céus, a fé que nos deste no teu filho Jesus Cristo, nosso irmão, e a chama da caridade derramada nos corações pelo Espírito Santo despertem em nós a bem-aventurada esperança para a vinda do teu Reino¨.

A tua graça nos transforme em cultivadores diligentes das sementes do Evangelho que fermentem a humanidade e o cosmos, na espera confiante dos novos céus e da nova terra, quando, vencidas as potências do Mal, se manifestar para sempre a tua glória.

A graça do Jubileu reavive em nós, Peregrinos da Esperança, o desejo dos bens celestes e derrame sobre o mundo inteiro a alegria e a paz do nosso Redentor.

A ti, Deus bendito na eternidade, louvor e glória pelos séculos dos séculos. Amém

A Diocese de Lorena realizará solenemente a abertura do ANO DA ORAÇÃO na missa do dia 18 de fevereiro, domingo, às 10h00, na Catedral. A celebração será presidida pelo bispo diocesano. Este é um momento significativo para iniciar esse período dedicado à oração e fortalecer a comunhão espiritual na diocese.

Que a Santa Mãe de Deus, a Senhora da Piedade, nos guie como peregrinos de Cristo ao longo do ano de 2024. Amém!

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias

Bispo da Diocese de Lorena/SP