Paz e bênção. Sou de Cristo? Tenho as posturas do Pai?
Jesus substitui a lei do ‘talião’ – do tal e qual – pela lei do amor, que se exprime na compaixão, na misericórdia, na generosidade, na doação, no dom de si: Mt 5, 38-42.
É preciso deixar que esta palavra revolucionária de Jesus mexa conosco, sobretudo hoje, quando o individualismo, a vingança e ódio gritam mais alto que a própria lei dos homens.
São João XXIII, ao anunciar o Concílio Ecumênico Vaticano II, tentou introduzir a lei da misericórdia no tratamento dos erros que perturbam a Igreja e a humanidade: “Sempre a Igreja se opôs a estes erros; muitas vezes até os condenou com a maior severidade. Nos nossos dias, porém a Esposa de Cristo prefere usar mais o remédio da misericórdia que o da severidade: julga satisfazer melhor às necessidades de hoje mostrando a validez da sua doutrina que condenando erros”.
Aprendi: em situações extremas e inesperadas, minha reação diz quem sou. Quando alguém ‘se atravessa’ em minha vida: o sentimento e a reação que tenho dizem quem sou. O resto é imaginação e engano.
Bom dia. Abraço.