Paz e bênção. Quem é Jesus Cristo para você?
Fo a pergunta que o Papa Francisco fez na manhã de quinta-feira (25/10), na homilia da missa celebrada na Casa Santa Marta. É o Salvador do mundo, o Filho do Pai, o que ‘recitamos no Credo’.
Mas mais difícil, afirmou o Papa, é responder à pergunta sobre quem é Jesus Cristo “para mim”. A resposta virá da experiência pessoal.
São Paulo dirá: “Ele me amou e se entregou por mim”. Mas ele está envolvido com Cristo, que pagou por ele. “Ele me amou e se entregou por mim”. Paulo diz isso com a própria experiência.
Nossa fé está fundada no amor. Para chegar a esta experiência, o Papa aconselha reconhecer-se pecador. “O primeiro passo para o conhecimento de Cristo, para entrar neste mistério – reiterou o Papa – é o conhecimento do próprio pecado, dos próprios pecados” – “reconhecer-se uma sujeira”, envergonhando-se de si mesmos.
Para conhecer Jesus tem um segundo passo: o da contemplação, da oração que pede para conhecer Jesus: “Há uma bela oração de um Santo: ‘Senhor, que eu te conheça e me conheça’: conhecer a si mesmo e conhecer Jesus”. Recorda Francisco: ‘o amor de Jesus é sem limites’.
Somos chamados a ser cristãos de vida. Santidade é ser cristãos que fazem na vida o que Jesus ensinou e o que Jesus semeou no coração. Jesus trouxe à terra o fogo do amor, da entrega.
Abraço e bênçãos para seu ser cristão.