O Serviço de Animação Vocacional é a ampla ação de toda Igreja que visa “ajudar os jovens a descobrir o sentido da vida e o projeto que Deus tem para cada um (…)” (DAp, 314) e a orientar o cristão na sua opção vocacional cristã, apostólica, mediante a fé adulta, de tal modo que expresse seu serviço ministerial dentro das atividades da Igreja.
Dentro do SAV ocupa um lugar especial a Pastoral Vocacional, onde todos os batizados, seguidores de Jesus Cristo, são chamados a tornarem-se evangelizadores. A Pastoral Vocacional se torna a ação pastoral feita nas comunidades eclesiais para despertar o serviço dentro da Igreja diocesana e paroquial.
“E necessário intensificar de diversas maneiras a oração pelas vocações, com a qual também se contribui para criar maior sensibilidade e receptividade diante do chamado do Senhor”. (DAp, 314)
Diante do apelo da EG 107: “ … Onde há vida, fervor, paixão de levar Cristo aos outros, surgem vocações genuínas”. É urgente dedicar cuidado especial ao Serviço de Animação Vocacional, cultivando os ambientes onde nascem as vocações ao sacerdócio e à vida consagrada (cf. DAp, 315).
Objetivo
Animar a comunidade eclesial para se renovar a partir do Encontro com Cristo, redescobrir a identidade cristã (Ser), compreendendo sua vocação (Saber) e inserindo-se nas dimensões da ação evangelizadora (Fazer), tendo presente o processo de inculturação em vista de uma Igreja ministerial e missionária, construindo a cultura vocacional (cf. CNBB, 102, no 106) .
Diretrizes
- a) Gerais
- Animar o Serviço Vocacional no Regional Sul 2.
- Articular a Animação Vocacional tendo como sujeitos a Catequese, a Família, a Comunidade e Casas de Formação.
- Conscientizar a Igreja do Paraná para o despertar das vocações e ministérios.
- b) Específicas
- Repassar informações e subsídios às Dioceses do Regional em vista da comunhão com as diretrizes da Comissão para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
- Representar e participar dos Encontros, Cursos, Assembleias e outros em que seja solicitada a participação da Coordenação Regional.
- Reunir uma vez por ano os Assessores e Coordenadores diocesanos para planejar, organizar e avaliar a PV/SAV no Regional.
- Articular momentos de partilha e discussão sobre o “processo da Animação Vocacional” junto aos membros da PV/SAV Regional.
- Buscar unir todos os movimentos, organismos, institutos, grupos e todos comprometidos com as diversas vocações em um trabalho orgânico e de comunhão.
- Capacitar os Assessores e Coordenadores da Animação Vocacional nas Dioceses, através de Cursos, Palestras, Estudos, Encontros específicos a partir das necessidades e realidades.
- Repassar às Dioceses do Regional o tema e o lema Vocacionais propostos pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada.
- Definir as prioridades para os quadriênios da Coordenação do Regional.
- Assessorar ou acompanhar os Encontros das Províncias Eclesiásticas que deverão acontecer ao menos uma vez no ano.
- Realizar a Escola Vocacional para o Regional Sul 2.
- Indicar a cada ano momentos oportunos para o cultivo de uma espiritualidade vocacional durante o ano litúrgico, que favoreça o despertar vocacional aos diversos estados de vida cristã.
Prioridade para 2015 a 2019 a PV/SAV
- Celebração do Dia Mundial de Oração pelas Vocações.
- Reunião dos Coordenadores e assessores da PV/SAV.
- Celebração do Mês Vocacional.
- Encontro Regional da PV/SAV.
- Realização da Escola Vocacional no Regional.
- Encontros dos Representantes das Províncias.
- Fortalecimento/criação das Equipes Vocacionais nas Paróquias/Comunidades