Pastoral do Turismo Religioso

O Turismo vem crescendo num ritmo acelerado em todo o mundo. As pessoas cada vez mais descobrem a beleza em viajar, tanto internamente, quanto para outros países. Tal fator a Igreja não pode ignorar em sua dimensão Evangelizadora. O Turismo Religioso é um segmento que tem colaborado muito para a aceleração desse crescimento. As motivações religiosas têm deslocado multidões de pessoas para peregrinar, para as romarias, para cumprir promessas ou, simplesmente para visitar os lugares sagrados, portanto a Igreja deve estar presente também neste campo importante.

Diretrizes

A Pastoral do Turismo Religioso, para atingir os seus objetivos deve levar em conta, entre outras, os seguintes procedimentos:

  • Criar, capacitar e apoiar equipes da Pastoral do Turismo em âmbito Regional, diocesano e paroquial.
  • Conhecer as orientações da Igreja para essa área e as atividades desenvolvidas pela Pastoral do Turismo no Brasil.
  • Trabalhar organicamente com outras pastorais e organismos afins.
  • Tomar consciência da realidade do turismo como espaço privilegiado para a evangelização e para o anúncio do Evangelho.
  • Estabelecer estratégias de trabalho em rede, apoiando projetos de economia solidária e comércio justo vinculado ao turismo, visando o desenvolvimento integral das pessoas e das comunidades.
  • Contribuir com as comunidades locais no resgate e preservação de sua identidade cultural, trabalhando para minimizar os impactos negativos do turismo nos ecossistemas.
  • Assumir e divulgar o Código de Ética Mundial do Turismo, compromisso de combater a prostituição e a exploração sexual de crianças e adolescentes (OMT).
  • Buscar apoio de pessoas e entidades especializadas com o turismo nos campos pastoral, acadêmico, prestadores de serviços entre outros.

Objetivos

Evangelizar as pessoas envolvidas com a prática do turismo, ajudando-as a descobrir a presença de Deus na beleza da criação, nas manifestações culturais e religiosas e em todos os seus âmbitos, contribuindo para o crescimento com o intercâmbio de experiências e consequente inserção na comunidade de origem, visando a sua promoção e a construção de uma sociedade justa e solidária. Pois a Pastoral do Turismo tem como missão promover o respeito pela diversidade cultural, ética e religiosa.

Assessor: Pe. Pedro de Almeida Cunha