Pastoral da Sobriedade

A Pastoral da Sobriedade é a ação concreta da Igreja para o enfrentamento, de maneira concreta, do problema social da exclusão, miséria e violência. Nasceu em 1998, na 36ª Assembléia dos Bispos do Brasil, para responder à delicada questão do uso de drogas. E hoje, vai além. Trata de qualquer tipo de dependência – química ou não – vícios, manias, compulsões ou pecados.

Atua de forma orgânica. É uma Pastoral Social, de Inclusão e Conjunto. É a resposta imediata na Paróquia ao flagelo da dependência química.

• Na PREVENÇÃO ao uso de drogas.
  • Na INTERVENÇÃO junto a quem experimentou a droga, mas ainda não se tornou dependente dela.
  • Na RECUPERAÇÃO do dependente químico.
  • Na REINSERÇÃO FAMILIAR E SOCIAL do dependente em sobriedade.
  • Na ATUAÇÃO POLÍTICA onde entendemos todas as formas de articulação e diálogo.
  • E inicia suas atividades de forma concreta através da abertura do GRUPO DE AUTO-AJUDA DA SOBRIEDADE na Paróquia.