Setor Juventude

Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, anteriormente chamada de Setor Juventude é um organismo que há em cada diocese católica brasileira dedicado à articulação das expressões eclesiais voltadas à evangelização dos jovens.

O setor era subordinado à Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, uma das comissões episcopais em que se organiza a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No dia 6 de maio de 2011, durante a 49ª Assembleia Anual da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB),[1] em Aparecida, os bispos do Brasil aprovaram a criação da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, elevando o setor a nível de Comissão Episcopal autônoma, a 12ª daquela Conferência.

Atualmente, a Comissão é composta por três bispos referenciais para o Brasil: Dom Nelson Francelino Ferreira, bispo de Valença (RJ), que a preside; além dos membros Dom Antônio de Assis, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, e Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava (PR). A Comissão conta, ainda, com o auxílio de um assessor, atualmente o padre Antônio Ramos do Prado (Toninho), SDB.[2]

Esta Comissão da CNBB é a instância nacional responsável por animar e acompanhar os processos de evangelização das juventudes católica, e se organiza, também, dentro dos 17 regionais da CNBB. Em cada um deles, há um bispo referencial responsável por acompanhar e orientar os jovens.

Características

O antigo Setor Juventude, atualmente Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude, é o espaço que articula, convoca e propõe orientações para a evangelização da juventude, por meio da organização da Pastoral Juvenil, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns à luz do Documento 85 Evangelização da Juventude,[3] das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, do Documento de Aparecida e do Estudo 103 da CNBB. Há um bispo e um assessor responsáveis pelo setor que, contando com a colaboração de uma equipe colegiada de assessores, respondem pela evangelização da juventude.

Fazem parte do setor as experiências de evangelização juvenil existentes: Pastorais da Juventude (PJPJEPJR e PJMP), Movimentos Eclesiais, Novas Comunidades, e Congregações Religiosas que trabalham com juventude, além de atuar em parceria com o Setor Universidades da CNBB e outros segmentos eclesiais envolvidos com evangelização juvenil.[4] Há um processo de envolvimento dessas diferentes forças que exige tempo, atenção, acompanhamento, planejamento, acolhida, escuta, discernimento e conversão pessoal e pastoral.