A partir de experiências pessoais enquanto sacerdote da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, Pe Léo sentiu no coração a inspiração para fundar a Comunidade Bethânia. Dentre tantos trabalhos que exerceu, foi diretor no Colégio São Luiz, em Brusque (SC), onde também prestou atendimento espiritual às famílias e jovens da região.
Durante os atendimentos, Pe Léo notou que o problema das drogas era a urgência a ser combatida. Assim, sentiu a necessidade de proporcionar a essas pessoas um lugar e um ambiente que revelasse um jeito novo de viver, saudável e pleno.
Inspirada na Bethânia bíblica, olhando para os irmãos, Marta, Maria e Lázaro, a Comunidade nasceu como casa de acolhida dos diversos marginalizados da sociedade que procuram um novo jeito de viver.
Nesta perspectiva, a Comunidade Bethânia não é um centro de recuperação e nem uma clínica onde se internam pessoas para tratamento. Bethânia é um recanto que procura acolher a cada um que chega como o próprio Cristo.
Em resposta ao apelo do Espírito Santo ao coração do Pe. Léo, muitas pessoas abraçaram esse mesmo ideal.
Desafios que motivaram o surgimento de Bethânia
– O grande número de dependentes químicos na região
– O aumento do número de soropositivos
– O grande número de adolescentes grávidas, solteiras, que são abandonadas
– O crescente número de menores abandonados nas periferias das cidades
– A necessidade de uma ação concreta de promoção social e um sério trabalho visando a transformação da sociedade
– A necessidade de um ambiente apropriado para uma retomada de vida através da pregação de retiros espirituais e cursos que ajudem na redescoberta de um novo sentido para a vida.
End.: Estrada Santa Lucrécia, s/n.
CEP: 12600-970