COMIDI

As Pontifícias Obras Missionárias são organismos oficiais da Igreja Católica, vinculados à Congregação para a Evangelização dos Povos. Existem para intensificar a animação, a formação e a cooperação missionária em todo o mundo. Sua identidade pode ser resumida em duas palavras: universalidade, isto é, todas as Obras para todos os povos; e pontifícias, isto é, são Obras do Papa para toda a Igreja. Constituem uma rede universal, em 130 países, a apoiar o Papa no seu compromisso missionário com todas as Igrejas particulares. Realizam isso mediante a oração, que é a alma da missão, e o auxílio material aos cristãos no mundo inteiro, ajudando a despertar a consciência missionária ad gentes.

Na prática a comunhão se realiza através da participação no COMINA (Conselho Missionário Nacional) e Conselho Episcopal Pastoral (CONSEP) e Conselho Permanente da CNBB. Nos âmbitos regionais, diocesanos e paroquiais, a comunhão acontece nos Conselhos Missionários Regionais (COMIREs), Diocesanos (COMIDIs) e Paroquiais (COMIPAs).