Para ver o Reino de Deus é preciso nascer ‘do alto’

Paz e bênção. Para ver o Reino de Deus é preciso nascer ‘do alto’.

Ver o Reino de Deus – perceber sua presença e acolhê-lo ativamente – é dom de Deus a cada um, que precisa, para tanto, ‘nascer do alto’, ‘nascer da água e do Espírito’: Jo 3,1-8. No batismo somos mergulhados na água e desce sobre nós o Espírito. O batismo instituído por Jesus é na água, que, para João, é símbolo de vida, e no Espírito, que é fogo divino de amor.

Nicodemos escuta que é necessário dar um salto, passar para outra perspectiva: inclusive, para ver o Reino de Deus é necessário nascer de novo. Existe para cada pessoa a possibilidade de receber a vida de Deus, para além do fato de ser materialmente nascido através do modo comum a todas as pessoas. A vida de cada um vem do sopro primordial de Deus, que anima e modela todas as realidades, e o Espírito existe, mesmo que não seja possível explicar a sua existência e atividade. O Espírito é o de Jesus e, precisamente porque vem ‘do alto’, é misterioso aos homens que são ‘de baixo’. Quem se abre a este sopro, este se torna imprevisível para a lógica do mundo.

Nascer do alto: aceitar o dom de ser filho e filha de Deus, de ser dado à luz por Seu amor por nós. É participar da vida do Filho.

Bom dia. Abraço.


Dom João Inácio Müller,of

Bispo de Lorena