O agora é o tempo da vida de Jesus, que vivemos na Eucaristia.

 

Paz e bênção.

            O agora é o tempo da vida de Jesus, que vivemos na Eucaristia.

          Contemplemos Lc 12 54-59. O raciocínio de Jesus é muito simples. Se vocês são capazes de ler os sinais da terra, por que não são capazes de ler os sinais de Deus. Sabemos, pela cara da terra, dizer o que vai acontecer. Discernimos bem nas coisas materiais, mas somos falhos de discernimento nas coisas espirituais. Paulo vai dizer que o homem animal não consegue captar o que é do Espírito de Deus.

           Jesus, por isso, recorre a uma palavra forte: hipócritas! Essa palavra abre e fecha o capítulo 12 de Lucas. O nosso juízo não é o juízo de Deus. Conhecemos bem o que é útil para a vida animal, mas ignoramos o que é necessário para a vida eterna. Discernimos a cara da terra, mas não percebemos a face do Senhor. Qual fermento será o nosso?

         O agora é o tempo da vida de Jesus, que vivemos na Eucaristia. Em virtude da Eucaristia o tempo presente nos é dado para a reconciliação e o entendimento, vivendo com o outro como irmão e tornando-nos, assim, misericordiosos como o Pai. Discernimento válido é o que vê na inimizade um apelo à conversão do próprio mal à misericórdia consigo mesmo e com os outros.

Bom dia. Abraço.