O mês de outubro foi escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, para celebrar a Padroeira da maior nação católica do mundo, a Virgem Maria venerada na imagem enegrecida
pelas águas do Rio Paraíba, pescada pelas malhas das redes dos pescadores João Alves, Domingos Garcia e Felipe Pedroso, no longínquo ano de 1717 que passou a ser conhecida e venerada por todos como Nossa Senhora da Conceição Aparecida, por se tratar de uma escultura de Nossa Senhora da Conceição esculpida em terracota, um barro popularmente conhecido e utilizado pelos artesãos da região do Vale do Paraíba, no estado de São Paulo.
Ao contrário das outras devoções popularmente conhecidas através das quais o povo venera a Mãe de Jesus, a devoção a Nossa Senhora Aparecida, não está ligada a nenhuma manifestação fenomenológica extraordinária, muito menos a uma mensagem dada pela Virgem Maria a um vidente, escolhido como seu porta-voz. Mas, a pequenina imagem de pouco mais de trinta centímetros possui em sim uma grande mensagem de fé e esperança para todos os devotos que acorrem ao seu Santuário, e com carinho se confiam aos cuidados da proteção materna dAquela a quem Deus constituiu “Bendita entre todas as mulheres”, a saber:
MARIA APARECIDA NOS TRAZ JESUS: a imagem pequenina é uma escultura da Imaculada Conceição. Ela está grávida, porque a missão de Maria é oferecer-nos Jesus, fruto bendito do seu ventre.
MARIA APARECIDA NOS REÚNE EM COMUNIDADE: a cabeça vem separada do corpo. Como Maria é sinal e tipo da Igreja, tal separação representa simbolicamente o Povo de Deus, como corpo e o próprio Cristo, como Cabeça de uma humanidade. É preciso unir a cabeça para que o povo se torne Corpo místico de Cristo.
MARIA APARECIDA NOS CONVIDA A SER IGREJA: foi pescada e colocada dentro de uma barca. A barca é o símbolo evangélico da igreja de Jesus. Ela nos convida a viver dentro da Igreja, como participantes fiéis e ativos.
MARIA APARECIDA NOS CONVIDA À ORAÇÃO: tem as mãos postas em oração, revelando seu papel de intercessora junto a Deus por nós e convidando-nos a nos unir a ela em oração.
MARIA APARECIDA NOS ENSINA A SER HUMILDES: a imagem pequenina de 36 cm apenas, quase que se esconde dentro da imensa Basílica. É preciso ser humilde para que o senhor possa fazer grandes coisas em nossas vidas.
MARIA APARECIDA BROTA DAS ÁGUAS: a água é elemento de vida e de purificação. Ela nos lembra a importância do nosso nascimento e da confissão, como purificação e perdão.
MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS POBRES: faz-se pescar por 3 pescadores pobres e trabalhadores. A pescaria milagrosa os liberta da ameaça dos poderosos. E as casas desses pescadores tornam-se o primeiro templo de nossa Senhora Aparecida.
MARIA APARECIDA É SOLIDÁRIA COM OS NEGROS: a cor negra da imagem traduz a solidariedade de Maria com a raça negra, tão injustamente escravizada. Sua cor denuncia o pecado do preconceito racial a anuncia a esperança de libertação.
MARIA APARECIDA É ESPERANÇA DE UNIDADE: partida em 165 pedaços por um doente mental, seu corpo foi restaurado por mãos carinhosas e sua unidade foi refeita. Ela nos mostra que sempre é possível reconstruir a unidade dentro e fora de nós, através do carinho, da reconciliação, da paciência.
MARIA APARECIDA É O SORRISO DE DEUS PARA NÓS: os lábios da imagem estão entreabertos num doce sorriso. É um sorriso de bondade maternal, que alimenta nossa confiança na misericórdia de Deus para conosco.
Deste modo, podemos dizer que enquanto brasileiros, somos privilegiados por termos junto a nós a presença da Virgem Maria, como uma Boa Mãe, que em seu Filho nos une, nos surpreende e nos sorri, dando-nos a esperança de dias melhores, em meio às tempestades e os desafios que nos cercam, graças à proteção do seu manto e o carinho da sua prece constante por cada um de nós, lá do céu.
Vivamos então com intensidade este mês bendito, rezando e celebrando em casa, na família e com a comunidade a figura de Maria, expressa na imagem de Aparecida. Prepare um pequeno altar com a imagem de Nossa Senhora na sala da sua casa, no estabelecimento comercial onde você trabalha, enfim preste a sua homenagem a Mãe de Jesus e ajude a divulgar a devoção a Padroeira do Brasil, sobretudo neste ano quando iniciamos o grande jubileu rumo aos 300 anos da pesca milagrosa, quando das redes dos pescadores surgiu para nós a querida imagem da Senhora Aparecida, que hoje atrai milhares de devotos aos seus pés, no Santuário construído em sua honra para abrigar a pequena imagem e acolher a multidão que a ela recorre, para trocar olhares com Aquela que por primeiro contemplou os olhos do Deus encarnado em seu ventre imaculado.
Boa novena e feliz celebração da Padroeira a todos.
Que a bênção de Deus e a proteção de Nossa Senhora, estejam sempre com você, dando-lhe alegria, coragem e perseverança na caminhada de fé !
Alegri@!