MUTICOM
Do dia 15 desse mês até o último domingo, dia 19, aconteceu em Vitória/ES, o 9º Muticom (Mutirão Brasileiro de Comunicação), com o tema, Ética nas Comunicações. Nesse ano tive a graça de representar nossa Diocese nesse importante evento.
A temática foi trabalhada e refletida por estudiosos e profissionais de diversas áreas ligadas à comunicação.
A abertura do encontro aconteceu na quarta-feira, dia 15 de julho, com uma recepção e a palestra de abertura proferida por Pe. Gildásio Mendes, que trabalhou o tema central do evento.
Na quinta-feira, após a Santa Missa, presidida por Dom Darci, Dom Gebhard Fürst, falou sobre “Internet e redes sociais”, seguido de Elizabeth Barros, que explanou sobre “A comunicação social e a construção ética do indivíduo”, por fim, Dom Leomar Brustolin tratou do tema “A era da desintermediação: o senso religioso contemporâneo”.
Na sexta-feira, os estudos da manhã iniciaram tratando do tema, “A Igreja católica na mídia”, conduzido por Elson Faxina. O evento também contou com a presença de Caco Barcellos, que falou um pouco sobre “A especularização da notícia”.
Sábado, aconteceu as apresentações de experiências de comunicação educativa. Após as atividades da manhã, o evento encerrou-se com a Santa Missa, celebrada no Convento da Penha, seguida da visita ao Museu da Vale.
Na quinta e na sexta-feira, no período da tarde, aconteceram diversos grupos de trabalho, onde os participantes assessorados por especialistas de cada área fizeram um aprofundamento nas temáticas escolhidas.
O Mutirão Brasileiro de Comunicação, é um evento que proporciona o estudo que norteia a ação dos comunicadores do Brasil. Também possibilita o encontro de comunicadores do Brasil inteiro, favorecendo assim, a partilha de experiências, tanto da Pastoral da Comunicação, quanto de profissionais da área, como assessores de imprensa, jornalistas, dentre outros que se interessam pelo assunto.
Além de possibilitar a troca de experiências, o que mais impressiona são os vínculos estabelecidos por pessoas de todas as regiões, criando assim um espaço de comunhão e relação. Aliás, esse é o caminho para qual se norteavam as reflexões a respeito da ação da Pastoral da Comunicação.
Sobre isso Dom Darci, em sua primeira fala afirmou que precisamos passar de uma pastoral de conteúdo, para uma pastoral voltada às pessoas; de uma pastoral que não apenas transmite, mas que partilha e testemunha; que passa do marketing para a proximidade; uma pastoral que de fato promova a cultura do encontro.
Por Diego Novaes
Segue algumas fotos do Muticom.