Jubileu 2025: Um Chamado à Esperança

1. Como será a vivência do Ano Jubilar na Diocese de Lorena? Qual a importância do Ano Santo para a Igreja?

O Ano Jubilar de 2025 será um tempo de abundante graça na Diocese de Lorena, repleto de atividades e reflexões espirituais que convidam os fiéis a renovarem seu compromisso com a fé, celebrando a infinita misericórdia de Deus. Com a Bula Spes non Confundit, que significa “A Esperança Não Decepciona”, o Papa Francisco inaugura este tempo de esperança, destacando temas como reconciliação, perdão e promoção da paz, essenciais para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo.

2. O que é necessário para viver bem este Ano Santo?

O início do Ano Jubilar será marcado por uma cerimônia toda especial. Para vivenciar plenamente este Ano Santo, é fundamental que os fiéis se aprofundem na oração, participem ativamente dos sacramentos, especialmente da Eucaristia e da Confissão, e pratiquem a caridade. Esse caminho espiritual, aliado à reflexão sobre os temas do Jubileu, inspirará uma transformação pessoal e comunitária.

3. Quais os preparativos para o Jubileu na Diocese de Lorena.

A Diocese de Lorena já está se preparando para celebrar o Jubileu do Ano Santo de 2025, com uma programação que reflete a importância deste evento para a renovação espiritual da comunidade. A abertura do Ano Jubilar ocorrerá no dia 29 de dezembro, às 15h00, com uma concentração e cerimônia na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, seguida de uma procissão até a Catedral, onde será celebrada a Santa Missa Solene às 16h00, na praça da Catedral.

Programação de Reflexões e Celebrações em 2024

A programação inclui uma série de reflexões e encontros, ainda este ano, em diferentes setores da Diocese, conforme o cronograma abaixo:

05/10 – Setor Cachoeira Paulista: Santuário São Miguel Arcanjo – Piquete, SP.
19/10 – Setor Cachoeira Paulista: Paróquia Santo Antônio – Cachoeira Paulista, SP.
26/10 – Setor Cruzeiro: Paróquia Imaculada Conceição – Cruzeiro, SP.
09/11 – Setor Vale Histórico e Estância Climática: Paróquia Sant’Ana – Areias, SP.
16/11 – Setor Lorena: Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Lorena, SP.
23/11 – Setor Vale Histórico e Estância Climática: Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Cunha, SP (Fazenda Boa Vista).

Celebrações Durante o Ano Jubilar

Além disso, algumas datas importantes para celebrações ao longo do Ano Jubilar já foram definidas:

17/04/2025 – 10h00: Jubileu dos Presbíteros – Missa do Crisma – Catedral Nossa Senhora da Piedade.
10/08/2025 – 19h00: Jubileu dos Diáconos Permanentes – Catedral Nossa Senhora da Piedade.

Outras celebrações, como os jubileus dos Catequistas, MECE, Acólitos, Coroinhas, Movimentos, Associações, Religiosos, Juventude, e Famílias, estão em processo de definição e serão comunicadas oportunamente.

Em pleno Ano da Oração, somos chamados a nos unir e construir juntos o caminho rumo ao Jubileu da Esperança. Queremos que você, faça parte dessa jornada, tornando cada encontro, cada celebração, ainda mais especial com sua presença. A Coordenação de Pastoral da Diocese preparou uma série de programações pensando em você, para que possamos crescer juntos na fé e na alegria. Tudo isso para o nosso bem, para nossa santificação e, sobretudo, para a Glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. Contamos com você!

Lorena, 16 de setembro de 2024

Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias