Filosofia e Teologia

UM POUCO DE HISTÓRIA

O atual Seminário da Diocese de Lorena foi inaugurado no ano de 2013 pelo então bispo diocesano Dom Benedito Beni dos Santos, grande idealizador da sua construção. As informações que temos a respeito da existência do Seminário em nossa Igreja Particular remontam aos anos 1980, quando o então bispo Dom João Hipólito de Moraes, com o intuito de constituir o Clero Diocesano, começou a recrutar e acolher os jovens das paróquias da diocese para se prepararem para o sacerdócio, em vista do atendimento pastoral do povo presente nas diversas comunidades da Diocese de Lorena.

No início, os seminaristas residiam no Seminário Missionário Bom Jesus em Aparecida, onde recebiam a formação filosófica e teológica, junto com outros seminaristas vindos de todas as dioceses do Brasil. Anos depois, os seminaristas de Lorena passaram a residir na sede da Comunidade Canção Nova em Cachoeira Paulista, a estudar filosofia na UNISAL em Lorena e Teologia na Faculdade Dehoniana de Taubaté. Passado um longo período, o Seminário foi transferido para as instalações da Casa Paroquial da Catedral e do Colégio Patrocínio de São José em Lorena, onde os seminaristas passaram a residir em casas diferentes: em uma moravam os seminaristas estudantes de filosofia (Casa Paroquial da Catedral), e na outra os seminaristas estudantes de teologia (Instalações do Colégio Patrocínio de São José). Os primeiros Reitores do Clero Diocesano nomeados para auxiliar na formação dos futuros presbíteros da diocese foram o Mons. Francisco Cândido da Silva (Pe. Chico), o então pároco da Catedral, e o Pe. Pedro de Almeida Cunha.

Com a chegada de Dom Eduardo, depois do grande jubileu do ano 2000, os seminaristas deixaram de residir na Catedral, e ganharam uma nova casa, próxima à residência dos estudantes de filosofia. Nesta ocasião foram nomeados como reitores o Mons. João Bosco de Carvalho (Reitor da Filosofia) e o Pe. Daniel de Oliveira (Reitor da Teologia). Ambos permanecendo no cargo até 2005, quando foi nomeado reitor o Mons. José Verreschi Neto.

Tendo em vista o aumento do número de vocações na Diocese, Dom Benedito Beni deu início à construção de um novo seminário, a fim de melhor acolher os candidatos ao sacerdócio para sua formação integral. O lançamento da Pedra Fundamental da construção se deu a quinze de dezembro de dois mil e oito, sendo o mesmo inaugurado no dia sete de agosto de 2013, com um dia de festa solene para todo o clero diocesano e religioso, e que contou também com a presença dos seminaristas e o povo de Deus.

MARIA, MÃE DOS SACERDOTES
O Seminário de Lorena é dedicado à Virgem Maria, Mãe dos Sacerdotes. O título de ‘Nossa Senhora Mãe dos Sacerdotes’ aparece pela primeira vez em uma revelação privada dirigida a Santa Faustina Kowalska, que escreveu em seu diário mensagens que recebia de Jesus e Maria, dentre as quais a que a Santa  Mãe de Deus lhe dirigiu  sob o título de Nossa Senhora Mãe dos Sacerdotes. 

NOVOS TEMPOS
Atualmente, o Seminário se encontra sob a reitoria do Pe. Anderson Souza. Merece destaque ainda, o bonito trabalho realizado pela Associação da Irmandade de São José – Obra das Vocações Sacerdotais, que há mais de cem anos contribui com o Seminário, e também o recém-criado Grupo de Amigos do Seminário, que junto aos seminaristas se empenham na capitação de recursos para a manutenção diária da Casa de Formação, e também outras despesas de emergência no Seminário.

O processo vocacional para ingressar no Seminário depende exclusivamente da Pastoral Vocacional e do acompanhamento feito pelo Pároco, que apresenta o candidato à Reitoria. Atualmente o Seminário não acolhe egressos, nem vocações de outras dioceses, ainda que sejam de lugares próximos à Lorena, dando preferência aos jovens que sentiram o chamado à vida sacerdotal através do testemunho dos sacerdotes do Clero Diocesano.

Se você sente no coração o chamado de Deus e deseja entrar para o Seminário, entre em contato conosco: www.facebook.com/MaeDosSacerdotes