Paz e bênção. Dia da mulher. Parabéns!
Criação do Dia Internacional da Mulher (1910). Motivo: em 1857, centenas de operárias morreram queimadas por policiais em uma fábrica têxtil de Nova York (EUA). Elas reivindicavam a redução da jornada de trabalho (que era de 14h/dia) e o direito à licença-maternidade. Assim, hoje é dia para comemorar os direitos conquistados. Também é dia para as mulheres afirmarem sua dignidade e continuarem a buscar os seus direitos. É dia de conscientização. É dia de luta e de mobilização. Parabéns às mulheres, bênçãos de Deus. Que nossas relações sejam na terra como são no Céu!
Evangelho de hoje – Lc 11, 14-23. O espírito mudo, de que o Espírito cura, é o da serpente do Gênesis (cf. Gn 3,1ss), que tirou da nossa boca a palavra que nos faz ser o que somos. Essa palavra é ‘PAI”, que, dirigindo-a a Deus, nós nos reconhecemos filhos e filhas.
Pela mentira, o ser humano não sentiu mais a paternidade de Deus e não foi mais capaz de exprimir a sua condição filial na comunhão fraterna com as outras pessoas. Apagou-se nele a luz da vida. Sentiu-se filho do nada e destinado ao nada, filho e irmão de ninguém, caiu no egoísmo, que parece vida, mas é apenas morte em vida.
Pelo dom da Eucaristia, palavra e pão, que aquele que já está na pátria deixou aos que se acham ainda a caminho, o domínio do espírito impuro é suplantado pelo domínio do Espírito de Deus. A Eucaristia abre o amor do Pai e do Filho a todos os irmãos e irmãs e desata, no coração e na boca de todos, a palavra do Reino. É o cumprimento da missão de Jesus, pois o nosso coração e a nossa boca foram criados para essa palavra.
Jesus, o Filho, é o mais forte, que nos arranca das mãos do Inimigo e nos devolve ao Pai. Por isso, ‘estar com Ele’ é colher os frutos da vida, e ‘estar contra Ele’ é perder-se, estar ‘com Ele’ é a decisão que nos salva porque nos torna filhos e filhas: dá-nos nossa verdadeira essência.
Estar com Jesus significa estar no Reino, tendo o Espírito do Filho. Ser contra significa estar fora dele, ainda escravos do espírito mudo, que nos impede a palavra que nos torna livres.
Bom dia. Abraço.