Caridade em Ação: “Cada um dê como dispôs seu coração” (2Cor 9,7)

Queridos irmãos em Cristo, Paz!

É com grande alegria que vos escrevemos, na certeza de que, a cada ano, ao prepararmos e celebrarmos o mês do Dízimo em nossa Diocese, a esperança pela conscientização sobre a importância da contribuição livre e generosa para com as comunidades paroquiais, se renova, em nossos corações.

A cada ano, procuramos trabalhar um tema de interesse comum para as paróquias de nossa Igreja particular de Lorena. Sob o influxo do Espírito Santo e animados com o vigor que vem de Cristo, queremos propor o tema: “Dízimo é generosidade” e o lema, de inspiração paulina: “Cada um dê como dispôs seu coração” (2Cor 9,7).

Sabemos que o Dízimo é sinal do amor de Deus que atua em nós e nos faz perceber que a comunidade precisa de nossa ajuda generosa e que somos, pelo batismo, corresponsáveis pela Igreja, da qual participamos, formando um só Corpo, cuja cabeça é o próprio Cristo.

As palavras de São Paulo nos fazem um convite para aprofundarmos a nossa compreensão sobre a GENEROSIDADE. Ou seja, além de sermos chamados a devolver uma parte daquilo que Deus nos dá, na comunidade, essa oferta deve ser feita com amor. O Desprendimento e a generosidade andam sempre juntos. Por isso, um coração abnegado é um coração generoso, que ama o próximo e que o escolhe ao invés de si. Essa capacidade de doar-se, de entregar-se, está diretamente ligada à oferta que Cristo fez na Cruz. Com Ele devemos aprender a ser totalmente desprendidos de nós mesmos. Portanto, pode parecer simples, mas o gesto de ofertar e a forma como fazemos diz muito de nós e nos ensina a ser solidários e mais livres.

Esperamos que o mês do Dízimo seja frutuoso, por isso, preparamos esse subsídio, com algumas propostas de celebração que podem ser realizadas em família e na comunidade. Muito além dessas celebrações queremos motivá-los a darem o seu melhor e a proporcionarem às suas respectivas comunidades a oportunidade de uma reflexão profícua à respeito dessa dimensão que é fundamental na vida da Igreja.

Comissão Diocesana da Pastoral do Dízimo

Confira os materiais que poderão te auxiliar na minhada desse mês:
Roteiro Celebrativo – 2024
Roteiro Celebrativo – 2024 (menor)
Sugestões de Cantos – Dízimo 2024
Regulamento – Concurso de Fotografia – Mês do Dízimo 2024