Cidade do Vaticano (RV) – A partir de quinta-feira (15/09) e até sábado (17/09), toda a diplomacia da Santa Sé está reunida no Vaticano. O Papa convocou os 108 representantes pontifícios em função atualmente, e apenas 2 deles não puderam comparecer. Do total, 103 são núncios apostólicos e 5 observadores permanentes em diferentes organismos internacionais.
O motivo do encontro, aberto com a Santa Missa na Capela do Coro, na Basílica Vaticana, presidida pelo Cardeal Secretário de Estado, Pietro Parolin, é a celebração do Ano Jubilar. Na agenda do primeiro dia, constam também duas conferências na Sala do Sínodo e à noite o jantar com o Papa Francisco na Casina Pio IV.
A manhã de sexta-feira (16/09) será dedicada a um encontro de trabalho com os Superiores da Secretaria de Estado; e à tarde, os participantes terão uma palestra do Card. Jean-Louis Tauran, Presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso sobre as relações com o Islã. À noite, haverá um evento com a presença de todos os chefes de departamento do Vaticano e os embaixadores credenciados na Santa Sé.
O dia de sábado (17/09) terá um caráter explicitamente espiritual, para o qual foram convidados também 40 núncios eméritos. Às 7h30, na Capela da Casa Santa Marta, participarão todos da missa presidida pelo Papa; farão uma reflexão, passarão sob a Porta Santa e às 11h15 serão recebidos em audiência por Francisco na Sala Clementina. O encontro se encerra às 13h, com uma confraternização na residência do Pontífice.
Ainda no âmbito das celebrações do Jubileu extraordinário da Misericórdia, o Santo Padre convidou ao Vaticano, no próximo dia 18 de novembro, os 163 colaboradores efetivos de Representações Pontifícias: conselheiros, secretários e adidos, para celebrar uma jornada jubilar.
Fonte: Rádio Vaticano ( www.vaticana.va)