Reflexão da 14ª semana do tempo comum

Paz e bênção.

tempo comum14º Domingo do Tempo Comum:

Deus manifesta-Se aos homens na fraqueza e na fragilidade.

 

Deus chama pessoas para serem testemunhas do seu projeto de salvação. Não interessa se essas pessoas são frágeis e limitadas; a força de Deus revela-se através da fraqueza e da fragilidade desses instrumentos humanos: Deus escolhe e envia; são, no meio do seu Povo, a voz de Deus.

O verdadeiro profeta está habitado pelo Espírito Santo, para ser enviado aos seus irmãos e lhes anunciar a Palavra de Deus. Mas não se trata de uma missão de descanso! A Palavra de Deus inquieta sempre, porque convida os homens a descentrarem-se de si mesmos. Deus atua e manifesta o seu poder no mundo através de instrumentos débeis, finitos e limitados.

A finitude e a fragilidade não são determinantes para a missão; o que é determinante é a graça de Deus. Com a graça de Deus, Paulo tudo pode, apesar da sua debilidade. Deus atua e manifesta o seu poder no mundo exatamente através de instrumentos débeis, finitos e limitados.

”Alegro-me nas minhas fraquezas, nas afrontas, nas adversidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor de Cristo, porque, quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12, 10).

Lembremos: pelo nosso batismo e confirmação, todos somos chamados a ser profetas, a deixar-nos habitar pelo Espírito, pela Palavra de Deus, para nos tornar arautos e testemunhas onde vivemos.

 Abraço.