CNBB apresenta nova assinatura visual

 
Como uma ação prevista no Plano de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (2019-2023), aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB, a marca da Conferência passou por um processo de modernização à luz das premissas do designer contemporâneo, mantendo os elementos e símbolos originais que constituem a sua tradição.
 
A proposta de modernização da marca foi aprovada pelo episcopado brasileiro, na 59ª Assembleia Geral da CNBB, em agosto de 2022, em Aparecida (SP). A partir desta quarta-feira, 18 de janeiro de 2023, iniciou-se uma transição, de forma gradual e processual, junto aos diferentes atores que lidam com a marca (responsáveis pela comunicação dos regionais da CNBB, pastorais e organismos vinculados, comissões episcopais e Edições CNBB).
 
Marca da CNBB - CNBB
 
A professora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas, Dulce Albarez, especialista em Design Gráfico e responsável pela nova assinatura visual da CNBB nos fala sobre o processo que orientou a sua modernização. Ela afirma que o processo se baseou em uma tendência atual do design, o “minimalismo”, que advoga que menos é mais, e que prima pela simplicidade na comunicação em meio ao mundo caótico e confuso.
 
Na primeira marca o cajado está atrás e, na nova, o cajado do lado esquerdo e voltado para a direita, com a intenção simbolizar que o olhar dos bispos esteja direcionado para frente, para o presente e para o futuro, conforme o plano cartesiano.
 
O azul, segundo ela, também ficou mais vivo dando a ideia de que a cor está diretamente ligada à cor do céu. “Um azul que ilumina o caminho, que traz vida e ao mesmo tempo sabedoria, profundidade, equilíbrio e principalmente verdade”, ressaltou. A tipografia, informou, também foi escolhida por ser clara, objetiva, neutra, minimalista e com alto grau de legibilidade.
 
Saiba mais sobre o processo de aplicação da nova assinatura visual aqui.
 
Fonte: Regional Sul 1