Pastoral do diálogo Ecumênico

“Há um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos,

que age por meio de todos e está presente em todos.” (Ef. 4,6)

JUSTIFICATIVA: Com grande alegria estamos retomando os trabalhos da Pastoral Ecumênica em nossa Diocese de Lorena. Os trabalhos, anteriormente realizados com o apoio do estimado Padre Mário Bonatti (salesiano), recomeçam agora em linha de continuidade, contudo, ganham novo impulso devido a própria realidade de pluralidade religiosa que verificamos no território de nossas paróquias, exigindo de cada fiel um real empenho para promoção do diálogo segundo adequada formação. Além disso, favorecendo o ecumenismo colocamo-nos em sintonia ao que nos ensina o Magistério de Aparecida: “o diálogo emerge como atitude espiritual e prática, num caminho de conversão e reconciliação” (n.228). Portanto, esta pastoral se situa em linha de atuação convergente com ensinamentos da Igreja para efetivamente vivenciarmos a experiência de discípulos missionários.

OBJETIVO GERAL: Tomamos a linha de atuação do ECUMENISMO ESPIRITUAL como referencial desta pastoral, neste sentido, sabemos que “conversão do coração e esta santidade de vida, juntamente com as orações particulares e públicas pela unidade dos cristãos, devem ser tidas como a alma de todo o movimento ecumênico, e com razão podem ser chamadas ecumenismo espiritual” (Decreto Unitatis Redintegratio n.8). Certamente, muitos são os desafios que surgem em meio a esta empreitada, mas o desejo de superar os obstáculos é mais intenso. Sendo assim, a pastoral para o diálogo ecumênico visa formar cristãos para uma vivência de fé autêntica, dispostos a dar testemunho por meio da unidade em Cristo.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Voltados para o cuidado da formação dos leigos e a vivência da espiritualidade ecumênica em nossas comunidades, queremos criar grupos que promovam o diálogo ecumênico, em conformidade com as orientações do magistério eclesial. Como lemos: “Mediante o sopro da graça do Espírito Santo, empreendem-se, pela oração, pela palavra e pela ação, muitas tentativas de aproximação daquela plenitude de unidade que Jesus Cristo quis. Este sagrado Concílio, portanto, exorta todos os fiéis a que, reconhecendo os sinais dos tempos, solicitamente participem do trabalho ecumênico” (UR n.4). Portanto, eis o nosso desafio, criar iniciativas em âmbito paroquial que favoreçam o ecumenismo. Sob a luz do Espírito Santo possamos todos nos comprometer na promoção da unidade dos cristãos!