Solenidade I 13.02.2021

CERIMÔNIA E MISSA DE POSSE DE DOM WLADIMIR I 13.02.2021

– 10º BISPO DIOCESANO DE LORENA –

 

Com o lema episcopal “Faça-se em mim segundo a Tua palavra” (Lc 1,38), o novo bispo diocesano de Lorena, Dom Joaquim Wladimir Lopes Dias, nesta manhã (13/02), na Catedral Nossa Senhora da Piedade, tomou posse como Pastor da Igreja Particular de Lorena.

A Solene Celebração Eucarística e Posse Canônica do 10º Bispo da Diocese de Lorena (SP) foi vivenciada em dois grandes momentos: a Cerimônia de Posse Canônica e Celebração Eucarística, com a participação dos fiéis, religiosos, sacerdotes e bispos presentes.

 

1º MOMENTO: CERIMÔNIA DE POSSE CANÔNICA 

 

Com repiques festivos em todos os sinos da Catedral Nossa Senhora da Piedade, às 9 horas da manhã, deu-se início ao rito de posse canônica com a acolhida de Dom Wladimir. Chegando à Praça da Catedral, o novo bispo é acolhido com cordial afeto por Dom Benedito Beni dos Santos, e pelos membros do Colégio de Consultores, do Clero e pelo povo.

Dom Wladimir dirige-se à porta da Catedral, onde oscula o crucifixo e asperge-se com água benta. Em seguida adentra a Catedral, e asperge também os fiéis com a água benta, enquanto o coro entoa de acolhida “Bendito o que vem em nome do Senhor”. E segue-se o rito solene de acolhida ao novo bispo por Dom Orlando Brandes, Arcebispo Metropolitano de Aparecida. Após este momento, Dom Beni, Bispo Emérito de Lorena, entregou ao novo bispo, Dom Wladimir, o báculo do pastoreio da diocese.

 

Palavras de acolhida de Dom Beni dirigidas a Dom Wladimir: 

 

Caro Dom Wladimir, hoje a diocese de Lorena o acolhe com o coração e os braços abertos. O livro do Apocalipse afirma que o bispo é o anjo da Igreja. Hoje, pois, o senhor recebe essa missão de cuidar da vida desta Igreja, e que já existe como diocese há 84 anos. O seu primeiro bispo foi Dom Francisco Borja do Amaral, e o último bispo foi o meu sucessor, Dom João Inácio Müller, à quem a diocese de Lorena também hoje agradece.

A diocese o acolhe neste dia como seu Pastor! E nesse momento o nosso pensamento certamente se volta espontaneamente para aquela cena comovente que teve lugar na margem do lago de Tiberíades. O Cristo Ressuscitado aparece a Pedro e a outros discípulos e lhe pergunta por três vezes “Simão, filho de João, tu me amas mais do que os outros?”. Para ser Pastor da Igreja é necessário amar mais do que os outros, ou seja ser apaixonado por Cristo. E Pedro responde com muita naturalidade: “Senhor, tu sabes tudo, tu sabes que eu te amo”. E Cristo lhe diz: “Apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas”. Existe aqui, Dom Wladimir, um pormenor significativo: Cristo não diz a Pedro “Simão apascenta os teus cordeiros, apascenta as tuas ovelhas”, mas “apascenta os meus cordeiros, as minhas ovelhas”. O rebanho não pertence a Pedro, pertence a Cristo. E hoje, certamente, que Cristo está repetindo para o senhor “apascenta os meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas”. O senhor já tem no dedo da mão o anel de esposo desta Igreja, e vai formar com ela “uma só carne”. Daqui a pouco o senhor terá na cabeça a mitra, que significa que o bispo é “mestre da fé”, e ele tem por missão conservar com zelo a Igreja na fidelidade à doutrina dos Apóstolos. Falta agora colocar em suas mãos o cajado de pastor, mas antes de fazê-lo que recordar as palavras sábias do Papa Francisco: “O Pastor deve caminhar na frente do rebanho para conduzi-lo, deve caminhar no meio do rebanho para animá-lo, e deve caminhar atrás do rebanho a fim de que nenhuma ovelha se perca”. Receba pois, nesse momento, Dom Wladimir, o cajado de Pastor para que o senhor possa conduzir esta porção do rebanho de Cristo que se encontra aqui na diocese de Lorena. Amém”. Relato transcrito do trecho, Dom Benedito Beni dos Santos.

 

 

Foto: Wesley Almeida – CN

2º MOMENTO: SOLENE CELEBRAÇÃO EUCARÍSTICA 

 

Era às 10 horas da manhã quando deu-se início a Solene Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Wladimir, e concelebrada pelos bispos, sacerdotes, religiosos e todo o povo de Deus presentes.

No início da celebração, Dom Wladimir, fez uma saudação paternal acolhendo a todos os presentes e dirigindo a eles uma mensagem de alegria e esperança. Leia na íntegra a mensagem de acolhida de Dom Wladimir!

Mensagem de acolhida de Dom Wladimir, Bispo Diocesano de Lorena (SP):

 

Queridos irmãos e irmãs em Cristo:

Na carta que enviei ao Povo de Deus, que se faz presente na diocese de Lorena, no dia do anúncio da minha nomeação, como 10º Bispo desta Igreja Particular, eu tive a imensa alegria de saudar a todos e me apresentar como “aquele que serve”, confiando na assistência do Espírito Santo. E a partir de hoje, como bispo diocesano, em pleno “Ano de São José”, começo a conviver e compartilhar a fé cristã com esta Igreja Particular, porção da família de Deus.

Nisso conto, em primeiro lugar, com a graça de Deus “Tudo posso naquele que me dá força”. Agradeço muito à quem confio na colaboração amiga e fraterna do Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Orlando Brandes, Arcebispo Metropolitano de Aparecida (SP). Agradeço a acolhida e a amizade! E também do Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Benedito Beni dos Santos, que assumiu o governo da diocese como Administrador. Agradeço a acolhida, a proximidade e a passagem do báculo. Muito obrigado! Também saúdo o Excelentíssimo Reverendíssimo Dom Edmilson Amador Caetano, Vice-Presidente do Regional Sul 1, e Bispo de Guarulhos (SP). Agradeço a acolhida em nome do Regional! E demais Bispos que compõem a Província Eclesiástica de Aparecida, à qual a diocese de Lorena pertence: a Dom José Walmor César Teixeira, Bispo de São José dos Campos (SP), a Dom José Carlos Chacorowski, Bispo de Caraguatatuba (SP), a Dom Wilson Luís Angothi Filho, Bispo de Taubaté (SP). Acolho também e agradeço a Dom Décio Sossai Zandonade, Bispo Emérito da diocese de Colatina (ES), que veio até aqui, ontem, e não mediu esforços para se fazer presente, mas precisou retornar no início da madrugada em vista da delicada saúde do seu irmão. Dom Décio estamos em comunhão rezando pelo senhor, pelo seu irmão e toda família! Saúdo com afeto o Colegial Dom Vicente Costa, Bispo da Diocese de Jundiaí (SP), bispo ordenante principal de minha ordenação episcopal. Também saúdo a Dom Dario Campos, Arcebispo Metropolitano de Vitória (ES), agradeço às palavras de trabalho realizado no Estado do Espírito Santo, da evangelização e todo trabalho pastoral que fizemos juntos lá também. Agradeço a Dom José Luís Majella Delgado, Arcebispo de Pouso Alegre (MG), e também a Dom Paulo Bosi Dal’Bó, Bispo da Diocese de São Mateus (ES), que é filho da diocese de Colatina (ES). Saúdo também Dom Rubens Sevilha, Bispo da Diocese de Bauru (SP), um grande amigo, atuamos juntos na Arquidiocese de Vitória como bispos auxiliares de Dom Luiz Mancilha Vilela. Saúdo também os bispos, Dom Luís Henrique da Silva Brito, Bispo de Volta Redonda e Barra do Piraí (RJ). E Dom Antônio Carlos Altieri, Arcebispo Emérito de Passo Fundo (RS), obrigado pela presença!

Acolho também os presbíteros que trabalham nesta diocese de Lorena, e com os quais passarei a conviver como Pastor e irmão dentro de uma verdadeira família presbiteral. Ao Monsenhor José Verreschi Neto, agradeço a acolhida feita em nome de todos os padres. Conto também com a colaboração de vocês padres diocesanos e religiosos. Agradeço a todos pela acolhida amiga e fraterna na última terça-feira. Eu já me “sinto em casa”, muito obrigado! Saúdo os padres vindos da diocese de Colatina, agradeço pela comunhão! Acolho também os presbíteros da diocese de Jundiaí, minha diocese de origem, como também os presbíteros vindos das demais dioceses e arquidioceses. A vocês também quero acolher, queridos diáconos, às suas esposas e familiares, minha saudação afetuosa e amiga.

Acolho e agradeço a todos os religiosos e religiosas de vida consagrada, vocês são uma bênção para a nossa Igreja. Saúdo o Pe. Roberto Marcelino, Secretário do Executivo Leste 2, e todos os representantes de Pastorais e Movimentos e Associações, sintam-se todos acolhidos! Acolho os seminaristas e propedeutas da diocese de Colatina, e também os da diocese de Lorena e demais dioceses. Agradeço a Luzia Santiago que me acolheu em nome de todos os leigos e leigas desta diocese. Dirijo-me a ela para saudar também toda a família da TV Canção Nova, e um agradecimento especial ao Monsenhor Jonas Abib. À minha família também aqui presente representada: minha irmã Helenice, meu cunhado Fernando, minha sobrinha e afilhada Gabriela e amigos aqui presentes.

Por fim, acolho as Autoridades constituídas aqui presentes e representadas, e de modo especial o Excelentíssimo Prefeito Municipal de Lorena, Sr. Sylvio Ballerini, e o Presidente da Câmara Municipal de Lorena, Dr. Fábio César Fernandes Longuinho.

Acolho e agradeço a presença honrosa de todas as autoridades responsáveis pelo bem de todos – no Executivo, no Legislativo e em todas as instâncias federal, estadual e municipal como também na esfera judiciária e militar. Sintam-se todos acolhidos! Sejam todos muito bem vindos!

E saúdo todos e acolho fraternalmente todos que rezam conosco através da TV Canção Nova e TV Aparecida e demais meios de comunicação. Relato transcrito do trecho de sua acolhida, Dom Joaquim Wladimir.     

 

 

Foto: Wesley Almeida – CN

AGRADECIMENTOS

Nossa gratidão a TV Canção Nova e TV Aparecida pela transmissão da cerimônia de Posse de Dom Wladimir.

 


 

Siga as Redes Sociais de Dom Wladimir:

Facebook: Dom Wladimir I Instagram: Dom Wladimir I YouTube: Dom Wladimir