Jesus exorciza com a palavra

Paz e bênção. Jesus exorciza com a palavra.

O exorcismo, que nos narra o Evangelho de hoje (Mt 8,28-34), devolve o ser humano a si mesmo, à sua liberdade, à vida. O exorcismo é parte essencial da atividade de Jesus. O mal não é mais uma fatalidade: é possível vencê-lo. Sempre estaremos expostos ao mal, e ele nos amedrontará. Temos, porém, a responsabilidade de enfrentá-lo. Uma coisa é ter medo – o que é normal; outra é ser possuído pelo medo – o que é mal e sinal de que alguma coisa muito séria não está nada bem.

Jesus exorciza com a palavra. Sua força é a Palavra. A Palavra é a casa da verdade. A Palavra é a própria verdade. Ela tem o poder de desmentir e desmascarar a mentira, que nos engana na profundidade do nosso ser. Enquanto a incredulidade nos torna filhos e filhas do pai da mentira, a fé nos faz filhos e filhas do Pai da Vida.

Somos escravos do medo na medida em que não cremos; à medida que cremos, nos libertamos do medo. Medo e fé se opõem como trevas e luz, morte e vida. O exorcismo é uma luta entre desconfiança e confiança. Dura a vida toda. Só se concluirá quando nos confiamos ao Pai da Vida.

Bom dia. Abraço.