Paz e bênção. O Espírito transmite o amor do Pai.
A missão de Jesus não é tudo. O Pai ainda tem um dom para os discípulos e para todos. Vai mandar o Espírito da Verdade, que conduzirá os discípulos à plena verdade. O Espírito não substitui Jesus, mas atualiza sua missão no coração dos discípulos e no coração do mundo. Deixemos que Ele atue em nós também e nos mantenha no caminho de Jesus – Jo 16, 12-15.
v.15…Todas as coisas que o Pai tem são minhas…O Filho é um com o Pai (10,30): tem a mesma vida e a mesma glória, o mesmo amor e a mesma vontade de salvar o mundo. O Espírito transmite tudo isto para nós, introduzindo-nos no mistério da Trindade, amor entre Pai e Filho que se derrama sobre toda a criatura. Nisto consiste essencialmente a sua obra, que glorifica o Filho nos irmãos, até que Deus seja tudo em todos (1Cor 15,28b).
Por isso disse que toma do que é meu e o repetira a vós. Jesus reitera que o Espírito/amor nos anunciará sempre de novo o mistério do Filho, até imprimi-lo em nosso coração e nos faz sua lembrança vivente. Assim entramos sempre mais no seu relacionamento inefável de Filho com o Pai, tornando-nos nós mesmos filhos. Então a nossa carne, como a sua, será “exegese” do Deus invisível (cf. 1,18); Esta é a glorificação do Filho que o Espírito da verdade levará avante na história graças ao fato que Jesus “se vai” ao Pai.
Bom dia. Abraço.