No último dia 10 de dezembro encerrou-se a festa de Santa Cabeça, no Santuário Nacional de Santa Cabeça, que fica na saída da rodovia Presidente Dutra para a cidade de Silveiras, no caminho conhecido como estrada dos tropeiros.
Atualmente, o reitor do Santuário Nacional de Santa Cabeça é o padre Pedro Cunha, que junto com os paroquianos organizaram a realização da festa de Santa Cabeça.
A história de Nossa Senhora de Santa Cabeça iniciou-se em 1829 quando dois homens pescavam no rio Tietê e recolheram em suas redes a cabeça de uma imagem de Nossa Senhora. A cabeça encontrada foi dada como presente a um negociante que veio do Rio Grande do Sul com destino ao Rio de Janeiro e que por sua vez deu de presente para Joana de Oliveira, que morava no bairro do Paiol pertencente à Paroquia de Silveiras e depois ela mudou-se para o bairro do jataí que pertencia à paróquia de Cachoeira paulista e trouxe a cabeça da imagem e colocou-a em um lugar especial em sua casa.
Com o passar do tempo às pessoas começaram a receber milagres por intermédio de Santa Cabeça. O vigário de jataí, pe. João Graciano de farias aconselhou a Silvéria de Oliveira, filha de Joana Oliveira, que ficara com a imagem, a angariar fundos para construir uma capela onde fosse venerada a imagem de Nossa Senhora.
No dia 26 de setembro de 2010- por decreto- do bispo diocesano Dom Benedito Beni dos Santos foi criado o Santuário de Nossa Senhora de Santa Cabeça que passava a pertencer à paróquia de Santo Antônio de Cachoeira Paulista-SP.
O 1° Reitor foi o Mons José Verreschi Neto e o 2° reitor o Pe. Daniel de Oliveira.