Uma verdadeira páscoa

tumulo vazioDurante quarenta dias a Igreja experimentou a quaresma. No decorrer desse tempo litúrgico nós católicos fomos convidados a refletirmos, e intensificarmos nossas práticas penitenciais visando a conversão.

Esses quarenta dias culminaram no tríduo pascal. Momento esse em que a Igreja celebra e experimenta intensamente o Mistério da Salvação, trazido a todos pelo Cristo que vive a Paixão, Morte e Ressurreição. Esse é o Mistério Pascal, o Mistério no qual Deus manifesta todo seu Amor pela humanidade.

Para que esses momentos celebrativos, e todos os ritos ganhem de fato significado é necessário que o vivamos concretamente em nossas vidas. Somos convidados a com Cristo morrermos e ressuscitarmos para uma vida nova.

Cristo pela sua ressurreição é a Luz que dissipa toda a treva, essa Luz de Cristo ressuscitado deve brilhar em nossos corações, para que se dissipe a treva do ódio, da vaidade, do orgulho. Apenas ao abandonar as práticas antigas de pecado, contrárias ao amor de Deus, vivendo uma verdadeira páscoa, que é a passagem, da escravidão do pecado para a liberdade do amor, é que nos tornaremos novas criaturas em Cristo.

Assim sendo, peçamos ao Espírito Santo, Aquele que ressuscitou Cristo dos mortos, que reacenda em nós todos os dias, o ânimo para cada vez mais nos assemelharmos a Cristo Senhor e nele exultarmos de alegria, por de fato termos experimento a salvação. E, na certeza da vitória sobre as obras das trevas cantar:

Este é o dia que o senhor fez para nós, alegremo-nos e nele exultemos!

Por Diego Novaes