Reunião com a Coordenação Diocesana de Pastoral

Bom Pastor

Aconteceu hoje pela manhã, na Mitra Diocesana de Lorena, a reunião da coordenação Diocesana de Pastoral. Após a oração inicial conduzida pelo Pe. Fábio foi apresentada a pauta da reunião que abordou os seguintes assuntos:

. Assessoria e coordenação de cada pastoral;

. Assembleia Diocesana à ser realizada no dia 06 de dezembro;

.Calendário 2015;

Assessoria e coordenação das pastorais:

Considerando as indicações oferecidas na consulta realizada em Lavrinhas e ponderações com a Coordenação da Pastoral Diocesana, Dom João Inácio Muller, fez as seguintes nomeações para assessores eclesiásticos:

– Comissão Diocesana de Diáconos: Pe. Fernando Sampaio e Diácono Ney.

– Pastoral Vocacional: Pe. Tiago, Diác. Pedrinho e Sem. Tales Nogueira (ligado à Irmandade São José).

– Pastoral Familiar: Mons. Luiz Carlos C. Barboza.  Diác. Nelson da Paróquia N.Sra. de Fátima – Cruzeiro.

– Setor Juventude: Pe. Odirlei, Sem. Rafael, Pe. Jeferson (Salesiano) e Diác. Francisco.

– Comidi: Pe. Amauri e Diácono Dito de Cunha.

– Pastoral do Dízimo: Pe. Rivelino, Pe. Murilo, Pe. Daniel Oliveira e Diac. João Silvério.

– Pastoral catequética: Pe. Rodrigo Lemos, Pe. Hudson e Diác. Ney Guimarães, Sem. Matheus.

– Pastoral litúrgica: Pe. Valdeci, Pe. Anderson, Pe. Osvaldo.

– Pastoral Ecumênica: Sem. Gustavo Uchoa e Pe. Mário Bonatti, Diác. Fabiano CN e Diác. José Benedito (Ulisses, C.Nova)

– Pastoral da criança: Pe. Fernando.

– Pastoral Fé e política: Pe. Rodrigo Alves, Mons. Silva, Pe. Edson e D.João

– Pastoral Carcerária: Diác. Ronier, Sem. Joaquim CN e Sem. Anderson.

– Acólitos e coroinhas: Pe. Hudson, Seminarista João Lucas.

– Pastoral do Menor:  Diác. Ronier e Diác. Tomás.

– Pastoral da Saúde: Mons. João Bosco, Pe. Rivelino, Diác. João Flávio (Dão) e Diác. Ronaldo.

–  Cáritas Diocesana: Pe. José Rodrigues.

– Pastoral da Sobriedade: Pe. Jefferson, Pe. Lilson e Diác. João Donizete.

– Pastoral da Educação e universitária: Diác. Paulo, Pe. Alexandre, Pe. Pedro Cunha, Pe. Ivan Paixão, CN.

– Renovação Carismática Católica: Pe. Hamilton, Pe. Alessandro, Pe. Eliano e Diác. Juscelino.

– Pastoral da Comunicação: Pe. Roger Araújo, Pe. Pedro Cunha, Pe. Odirlei, Diác. João Márcio, Sem. Diego (e Leigo Filipe).

– Campanha da Fraternidade: Pe. Leandro, Pe. Wagner Ferreira e Diácono Getúlio.

– Pastoral da Pessoa Idosa: Mons. Cícero (trabalhar em sintonia com a Pastoral da Criança).

– Animadores das Irmandades: Pe. Rivelino, Pe. Osvaldo e Pe. Lilson.

– Assessor espiritual da Sociedade São Vicente de Paulo: que em cada cidade haja um.

Após as nomeações Pe. Rodrigo, Coordenador Diocesano de Pastoral, fez as seguintes orientações:

• A partir de hoje cada assessor e sua equipe de assessoria deverá reunir-se com a coordenação leiga e avançar os trabalhos!
  •  Que cada um não confunda seu papel ou espere que o outro o desenvolva.
  •  Que procurem caminhar unidos à nossa Sub Região Pastoral, participando das reuniões, representando nossa Diocese e acolhendo as orientações que fortalecem a comunhão e a pastoral de conjunto.
  •  Que possam se articular e desenvolver nos Setores pastorais e contar com o apoio dos Coordenadores dos Setores.

“Não é a criatividade pastoral, não são as reuniões ou planejamentos que garantem os frutos, mas ser fiel a Jesus” (Homilia do Papa Francisco na Missa com os Bispos na Catedral do Rio de Janeiro).

Sobre a Assembleia Diocesana:

Data: 06 de dezembro de 2014.

Local: Seminário Diocesano.

Tema: “Comunidade de Comunidades – Uma nova paróquia, os organismos de comunhão e participação”; aprofundando a importância dos conselhos (especialmente o CPP e o CPD) para a boa atividade pastoral da Igreja Particular.

Assessor: Padre Paulo Renato – Diocese de São José dos Campos

“Toda conversão supõe um processo de transformação permanente e integral, o que implica o abandono de um caminho e a escolha de outro.”
(Documento 100 da CNBB, n.51)

Faça download do material:

REUNIÃO DE PASTORAL DE 04 DE OUTUBRO DE 2014