Retiro do Clero da Diocese de Lorena

Caros Padres, caros Diáconos. Deus os abençoe.

Desde o agosto de 2014, temos reservados nossos dias de santo Retiro. Será em Campos do Jordão, ali na Casa Dom Bosco, onde estivemos ano passado. É lugar lindo, com amplo espaço para passeios e caminhadas e para cada um poder se retirar e ter momentos de ermo, de oração.

Convido cada um de vocês para este Retiro. Não quero usar a palavra “Convoco” porque entendo que o Retiro deve ser algo muito livre, desejado de coração aberto, de boa vontade e decisão. O Retiro que a Diocese oferece é parte intrínseco de nossa Formação permanente. Eu diria: quem não cuida de sua formação permanente, compromete o bom e belo ministério que da Igreja recebeu. Eis, pois o convite: vem participar deste Retiro.

Iniciará dia 24 de agosto, com o almoço. Seu término será no dia 28, também com o almoço de confraternização. O Retiro é um presente bom que devemos nos dar.

Cada um de nós já sabe o que precisa levar, seja: paramento (estola: cores verde, branca e vermelha) e Liturgia das Horas. Todos sabemos que um clima de silêncio é essencial para oração pessoal. Penso que a Bíblia é sempre boa companhia no Retiro.

Cada um cuide de seus acertos de conta com a Casa.

A organização dos horários e da Liturgia confio à Coordenação Diocesana da Pastoral Presbiteral. Eles saberão dividir as tarefas e coordenar nosso Retiro.

Dom Dadeus Grings é o Orientador deste Retiro. É Bispo Emérito de Porto Alegre RS, foi Bispo Diocesano de São João da Boa Vista SP (19991-2000).

Desejo encontrar cada um de vocês, Presbíteros e Diáconos, neste Retiro. Abraço e Deus nos abençoe.

Dom João Inácio Mϋller,

Bispo Diocesano.