Quaresma: Tempo de Avaliação

quaresma          Iniciamos hoje um tempo forte de oração e reflexão para toda a Igreja. O tempo quaresmal, além de nos preparar para a celebração da páscoa do Senhor, propõe-nos também uma séria revisão de vida e uma profunda avaliação do nosso comportamento enquanto cristãos batizados presentes no mundo.

         Sabemos por experiência, que na agitação do dia a dia, quase não temos tempo de silenciar o nosso coração para elevar a Deus uma prece, ler um texto da Sagrada Escritura, ou entrarmos numa Igreja para rezar por alguns instantes. Muitos não freqüentam nem a missa dominical, que é preceito sagrado expresso nos mandamentos da Lei de Deus e isto nos leva a deduzir também que a grande maioria não tem a oportunidade de reservar um espaço na agenda para um retiro espiritual, sob a direção de um sacerdote ou uma religiosa, num lugar privilegiado para o silencio e a contemplação. Por isso, a pedagogia da Igreja nos oferece este período privilegiado da quaresma, como um grande retiro espiritual para nossa avaliação pessoal, sobretudo no que diz respeito a vida de fé que temos levado, o Deus que temos servido e o evangelho que temos anunciado. Desde a quarta-feira de cinzas até o domingo de ramos, cada um de nós é chamado a se perguntar quanto a sua conduta de fé e testemunho a luz da Palavra de Deus e propor metas, para viver sob a inspiração do mistério pascal de Cristo, uma intensa mudança de mentalidades e atitudes, sendo sal e luz no mundo em que vive.

         A quaresma é tempo de pausa, de oração, reflexão e avaliação. Tempo para darmos tempo a Deus e a sua Palavra, que ilumina a nossa consciência por meio de práticas externas e convicções internas que devem produzir frutos em nossa vida e na vida de quem convive conosco no dia a dia.

Peçamos então a Deus que do céu nos envie a luz do seu Divino Espírito Santo, e por, intercessão da Virgem Maria, nos conceda uma boa preparação para a celebração dos Mistérios da vida de Jesus, a fim de que sua páscoa nos traga a alegria de uma vida nova, plena da graça e da luz que emanam do seu coração ressuscitado.

 

         Feliz caminhada quaresmal!

         Deus lhe guarde – Alegri@