11º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude

“Mestre onde moras? Vinde e vede!”.

“No encontro das águas partilhamos, a vida, o pão e a utopia.”.

pj2É com grande alegria e com o coração cheio de esperança e fé na força da juventude, que partilho um pouco do que vivi dentro desses dez dias de encontro nacional em Manaus – AM.

O 11º ENPJ foi regado de muitas partilhas, convivência, utopia e alegrias vividas com mais de 600 jovens da nossa Pastoral da Juventude de todo Brasil, com os jovens e as jovens das terras manauaras, com as famílias que com todo carinho nos acolheram em suas casas durante o encontro, devo salientar o carinho que todo o povo de Manaus teve com cada um de nós.

Vivemos todas as etapas do nosso jeito de ser pastoral e juntos trabalhamos os métodos e as dimensões de nossa formação integral.

Nos momentos de VER, partilhamos sobre a nossa realidade enquanto PJ na igreja e na sociedade, onde procuramos vivenciar dentro da missão nas comunidades, a realidade do povo das periferias, das comunidades ribeirinhas e indígenas das terras de Manaus. Conhecemos a cultura de todos os nossos estados, as realidades que nossa juventude esta inserida.

Repensamos nosso projeto pastoral, aquilo que nos motiva no seguimento e projeto de Cristo, partilhamos as conquistas, os sonhos e também os momentos de angustias que nossos grupos da Pastoral da Juventude vivem dentro da sociedade e também dentro da nossa igreja.

Mas ao fim, chegou o momento de nos despedirmos do povo amado dessas terras e voltar para nossa realidade, onde faremos o nosso AGIR, momento esse de resgatar nossos passos pastorais, fortalecer nossos grupos e ir aos jovens, ir ao povo que hoje vive excluído e que devemos lutar para que nossos jovens possam ter vez, voz e lugar.

Durante o encontro procurava sempre responder a questão que tanto nos provocou, MESTRE ONDE MORAS?, e ao fim, retorno para nossa amada Diocese de Lorena, com a certeza que o mestre mora onde o jovem mora, Ele está em cada sorriso, em cada sonho, em cada um que ousa sonhar e lutar.O mestre mora em cada um de nós.

Agradeço o apoio de nosso Bispo Diocesano que tanto nos ajudou a fazer com que esse momento pudesse tornar realidade.

Despeço – me com as palavras de nosso amado Papa Francisco em sua carta enviada a nós jovens da Pastoral da Juventude durante o encontro, que possamos juntos caminhar em busca da civilização do amor.

“Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para coisinhas pequenas, mas para coisas grandes!”