MUTIRÃO ECUMÊNICO

MUTIRÃO ECUMÊNICO – SULÃO VIII: “A missão da Igreja no Estado laico”

Entre os dias 28 e 30 de agosto aconteceu o SULÃO VIII, um encontro ecumênico realizado a cada dois anos entre Igrejas cristãs e organismos ecumênicos presentes nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O tema deste ano foi “A MISSÃO DA IGREJA E O ESTADO LAICO”, tendo como lema: “Venha a nós o teu Reino” (Mt 6.10).

Estive presente neste evento representando a Comissão de Diálogo Ecumênico da diocese de Lorena. Estes dias de formação e oração geraram ainda mais convicção quanto à possibilidade de tornar efetiva a proposta ecumênica da Igreja.

“Por movimento ecumênico entendem-se as atividades e iniciativas, que são suscitadas e ordenadas, segundo as várias necessidades da Igreja e oportunidades dos tempos, no sentido de favorecer a unidade dos cristãos” (Unitatis Redintegratio, n. 4).

O evento contou com importantes referências para a apresentação geral do tema que perpassou o encontro, sendo: Dom Leonardo Steiner, Secretário da CNBB; Pastor Oneide Bobsin, das Faculdades EST; Dr. Pedro Simon, ex-Senador. E, também, assessores para temáticas específicas distribuídas em oficinas.

Os momentos celebrativos também foram enriquecedores, houve entre os presentes um admirável senso de comunhão fraterna, todos juntos louvávamos o Deus da Vida. Como diz o salmista: “Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos” (Sl. 132,1).

As questões levantadas são atuais e exigem verdadeira reflexão, por isso, queremos convidá-lo para participar do próximo encontro da Comissão Ecumênica, será realizado no dia 20/09, nesta data partilharemos alguns dos conteúdos deste Mutirão.

Entre em contato: ecumenismo.hoje@gmail.com

oficina.ecumenismo

Oficina: Ensino religioso na escola pública

Com Dom Flávio Irala, presidente do CONIC.