MÊS VOCACIONAL: Vocação Sacerdotal

MÊS VOCACIONAL – 1º Domingo: Vocação Sacerdotal

images

Ser padre, dom de Deus! Em meio ao Povo de Deus diversos são os chamados, os carismas e ministérios com os quais se pode servir a Deus. Quando somos capazes de ouvir os apelos do Espírito tornamo-nos aptos a responder adequadamente ao convite feito a cada um de nós. Dentre estes que respondem a Deus estão os padres, como popularmente chamamos os presbíteros, que ligados ao bispo cuidam do rebanho que lhes foi confiado.

Em nossa Diocese temos a grata experiência de contarmos com estes homens consagrados a frente de nossas paróquias. São Pedro em sua epístola aconselha aos presbíteros: “Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho.” (1Pd 5,2-3). Tê-los em nossas comunidades é verdadeiramente um dom de Deus!

Por tudo isso rendemos graças ao Senhor, porque chamou estes homens que já atuam doando suas vidas em favor do Reino de Deus! Rezemos por todos os nossos padres e por aqueles que continuam sendo chamados. Que os diversos vocacionados ao ministério ordenado possam deixar-se conduzir pelo Bom Pastor, a fim de que sejam todos modelos diante do rebanho que lhes é confiado pelo “Pastor dos Pastores” (cf. 1Pd 5,4).

6757647vocação